Iniciativa do Grupo VG promete resolver um problema de arquitetos e construtoras bastante comum: soluções verdes e sustentáveis para as fachadas prediais

Floreira de Fachada Predial VG

Floreiras de Fachada: Estrutural (Marrom) e Embutida (Cinza)

O Grupo VG – holding responsável por gerir e acelerar as greentechs, como Vertical Garden, ONE, G-BRANDS, Watanabe e Verdetec – , e com maior equipe multidisciplinar de sustentabilidade e ESG da América Latina, acaba de apresentar para o mercado imobiliário, design e paisagismo um novo conceito de floreira de fachada predial.

Trata-se de uma solução inovadora desenvolvida a partir da necessidade urbana onde as construções passam a se verticalizar, optando também pelo modelo de verticalização da paisagem nas fachadas.

De acordo com o CEO do Grupo VG, Bruno Watanabe, a floreira de fachada predial pode ser confundida com as famosas jardineiras, mas que nem sempre conseguem atender a demanda das construções pelo simples fato de não terem tecnologia. “Ela tinha uma função única de estética, e as flores utilizadas em uma jardineira no primeiro andar, nem sempre eram compatíveis com andares mais altos, causando um desequilíbrio na fachada”, explica.

Já as floreiras de fachada prediais desenvolvidas pelo Grupo VG funcionam com a tecnologia autoirrigável, baseada no princípio da capilaridade da água, além de evitar a proliferação de mosquitos, minimiza a periodicidade de manutenções e fornecedores num único espaço, entre eles jardineiro, revestimento, drenagem, serralheria e outros.

Foram desenvolvidos dois projetos de floreira: a estrutural e a embutida. “O intuito é simplificar a vida das incorporadoras, trazendo a tecnologia e praticidade na hora de projetar e executar, sendo modular e totalmente ajustável às necessidades dos edifícios.”

Um ponto que se destaca da Floreira estrutural é a tecnologia “Air Pruning” que controla naturalmente a temperatura das plantas, evita o mofo e apodrecimento das raízes, promovendo a rapidez no desenvolvimento das espécies de plantas e possui uma melhor absorção de nutrientes, não sendo necessário oferecer muita água, além de proporcionar economia aos cultivadores.

Além da necessidade de uma solução estética, funcional e sustentável, este tipo de floreira também permite conforto nos apartamentos, equilíbrio de temperatura, redução da poluição de ar e redução de barulho externo. “ Trata-se de uma evolução deste conceitos para novos empreendimentos. Uma vez que os atuais não são tão funcionais”, finaliza Watanabe.

Contato:
Vertical Garden
tel.:  [11] 4873-2188
verticalgarden.com.br
vgco.com.br