Avanço posiciona o país ao lado de Europa e América do Norte

Madeira engenheirada com normatização ABNT

Painel de CLT que pode ser usado como lajes, paredes e coberturas

O mass timber (ou madeira engenheirada) conquistou um importante avanço para sua consolidação no mercado brasileiro. A ABNT publicou no último dia 29 a NBR 7190:2022, que regulamenta construções feitas em madeira, aplicando parâmetros para cálculos de estruturas em CLT (Cross Laminated Timber, ou madeira lamelada colada cruzada, em português) e Glulam (Glued Laminated Timber, ou madeira lamelada colada, em português), performance em situação de incêndio e orientação para o controle de qualidade industrial. A última versão da norma era de 1997.

A conquista posiciona o Brasil no mesmo nível de entendimento do material que Europa e América do Norte, onde construções em mass timber já são uma realidade consolidada.

Para Felipe Icimoto, responsável pela área de P&D da Urbem – primeira indústria brasileira de mass timber em larga escala -, a normatização é uma etapa imprescindível no desenvolvimento seguro de uma nova tecnologia. “Uma grande rede de profissionais da academia e da indústria colaboraram para que a regulamentação fosse revista e nós atuamos ativamente, porque entendemos ser um passo fundamental na trajetória da madeira engenheirada no Brasil. Isso traz confiabilidade para toda a cadeia construtiva”, detalha o profissional.

Sobre a Urbem
A marca Urbem chega ao mercado impulsionada pela nossa convicção de usar a força da floresta para construir, hoje, as cidades do futuro. Um propósito alicerçado em um material robusto, versátil, inovador e sustentável: a madeira engenheirada.

Contato:
Urbem
tel.: (11) 3054-3557
urbembr.com