Compacta e aconchegante, a cabana criada por Bárbara Fonseca de Souza e Lucas Pereira Belizário foi projetada para ser montada em apenas 20 dias após ser comprada via internet

Cabana móvel de aço montada em apenas 20 dias

Entregue pronta, com esquadria, marcenaria, iluminação e elétrica, além de louças, metais e eletrodomésticos, a edificação ainda traz a possibilidade de ser facilmente transportada; basta apenas uma equipe de cinco pessoas e um caminhão baú para levá-la a qualquer lugar do Brasil.

A cabana foi criada pelos arquitetos da Liga Arquitetura, em parceria com a Soluções Usiminas e construída em estrutura metálica, steel frame e vidro, a edificação tem 33m² e conta com cozinha, banheiro, mezanino e, no andar superior, um quarto.

O Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) explica que o steel frame é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural. Já a vedação da estrutura em questão pode ser feita por painéis ou placas compostas por diversos tipos de materiais, como madeira, cimento ou alumínio. No caso da cabana, Bárbara Fonseca comenta que as vedações internas foram realizadas em drywall e receberam instalações de hidráulica e elétrica.

Toda a estrutura em aço foi desenvolvida para ser bem leve e permitir que poucas pessoas a carreguem até mesmo em locais de difícil acesso. Para facilitar o processo de transporte, as peças pesam no máximo 60 quilos. Outra ideia central era a de não usar solda, pensando no mínimo de interferência ao entorno, buscando sempre reduzir impactos. “Dessa forma, foram desenvolvidos módulos compostos de dois perfis de aço, já soldados na fábrica, para serem unidos apenas por parafuso na montagem final”, ressalta Bárbara.

Para as vedações externas da cabana são posicionados montantes de steel frame a cada 80cm, que, do lado externo recebem as placas cimentícias texturizadas de 120cm x 240cm e, do interno, o lambri de pinus envernizado. São características como essa que mostram como o projeto foi previsto para se adaptar em diversos tipos de solo, como areia, rocha, terra, permitindo que a cabana seja implantada em lugares como o alto de uma montanha, na beira de uma praia ou perto de uma cachoeira.

O CBCA também avalia que o steel frame e as 1,2 toneladas de aço empregadas na construção de cada cabana foram elementos inteligentemente utilizados a fim de garantir que a cabana possua uma montagem a seco e que utilize água apenas para a sapata da fundação. “Uma total integração entre o inovador e o sustentável, causando o mínimo de impacto no ambiente, o que também vai de encontro as novas tendências de preservação e conscientização da construção industrializada em aço.”

A adoção do aço como sistema construtivo ainda é fundamental para se adaptar as escolhas de arquitetura, pois permite que sejam explorados diferentes formatos e, segundo Bárbara Fonseca, no caso desta cabana, facilita a montagem e desmontagem da obra.

Serviço
CBCA
cbca-acobrasil.org.br/site/

Liga Arquitetura
tel.: 31 998302277 | 31 987984552 | 31 992927418
liga.arq.br