Exposição reúne mais de 40 pinturas organizadas em duas séries: ‘Atalhos’ e ‘Volpi’

Nara Roesler SP mostra Fabio Miguez

Fabio Miguez / Sem título 2022 (Detalhe) / tinta óleo e cera sobre linho / 30,3 x 31 x 2,8 cm

No próximo dia 28 de maio, Fábio Miguez inaugura a exposição ‘Alvenarias’, na sede paulistana da Nara Roesler, com curadoria de Luis Pérez-Oramas.

A mostra reúne mais de quarenta pinturas, organizadas em duas séries: ‘Atalhos’ e ‘Volpi’. Desenvolvidos nos últimos dois anos, estes trabalhos representam os desdobramentos mais recentes da pesquisa pictórica conduzida por Miguez na última década.

A exposição segue em exibição até 23 de julho.

Os trabalhos apresentados partem do olhar atento de Miguez sobre obras da história da pintura não só em sua matriz europeia, mas também brasileira. Esse interesse deu origem à série ‘Atalhos’, que começou em 2010, com pinturas em pequeno formato.

Diferente das grandes telas, estas obras dão uma velocidade maior à produção, com um trabalho levando ao próximo, possibilitando assim, uma abordagem mais experimental da pintura.

Nesse sentido, mais do que o nome de uma série, ‘Atalhos’ é um conceito norteador da prática de Miguez. “‘Atalhos’ permite a junção de trabalhos formando sentenças. Dependendo da vizinhança, eles ganham, inclusive, outro sentido.

Essa é a ideia do atalho, a passagem de um campo referencial a outro, que se dá na criação desses conjuntos propondo possivelmente novos sentidos”, revela Miguez.

‘Atalhos’ também comporta a possibilidade de articulação de pequenos conjuntos ou grupos de trabalhos. Um exemplo são as doze pinturas que Miguez apelidou, de forma bem-humorada, de ‘Mes Primitifs’.

Neles, o artista revisita pinturas de Giotto, Sassetta, Fra Angelico e Piero della Francesca, despindo-as de todos os elementos acessórios, dando protagonismo ao espaço. Este, por sua vez, nos é apresentado como um fragmento, distanciando-o da composição original.

Já na série ‘Volpi’, Miguez realiza uma inversão de escala e amplia detalhes de obras do pintor ítalo-brasileiro.

Essas pinturas, tanto pela sua fisicalidade quanto por sua dimensão, parecem trazer para a escala real as “fachadas” de Volpi, nos remetendo à alvenaria e transformando as telas em verdadeiros muros pictóricos.

Em ‘Alvenarias’, o público poderá entrar em contato com os novos desdobramentos das séries desenvolvidas por Miguez há mais de uma década.

Esses pequenos enigmas visuais se relacionam e se complementam entre si, podendo ser entendidos e interpretados livremente pelo espectador.

Fábio Miguez inicia sua carreira na década de 1980, quando, ao lado de Carlito Carvalhosa, Nuno Ramos, Paulo Monteiro e Rodrigo Andrade, forma o ateliê Casa7.

Miguez trabalha inicialmente com a pintura, tendo participado, já nos anos 1980, de duas edições da Bienal Internacional de Arte de São Paulo: daquela conhecida como “Bienal da Grande Tela” (1985), com curadoria de Sheila Leirner, e da 20ª edição da mostra (1989).

Durante os anos 1990 começa a produzir, simultaneamente a seu trabalho pictórico, as séries de fotos Derivas, que são publicadas com o nome Paisagem Zero em 2013.

Nos anos 2000, Miguez começa a desenvolver trabalhos de formulação tridimensional, como a instalação Onde, de 2006, a série de valises produzidas desde 2007 e o objeto Ping-pong, de 2008, que expandem seu campo de pesquisa — a pintura.

Sua formação em arquitetura traz uma influência construtiva, que se alia a investigações sobre a escala, a matéria e a figuração. O artista lida frequentemente com formas modulares em diálogo com a lógica combinatória, empregando repetições e operações de inversão e espelhamento.

Nascido em São Paulo, em 1962, Fábio Miguez vive e trabalha na cidade até hoje.

Participou de diversas bienais, como: 18ª e 20ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo (1985 e 1989); 2ª Bienal de La Habana, Cuba (1986); 3ª Bienal Internacional de Cuenca, Equador (1991); e a 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2005); além de mostras retrospectivas, como Bienal Brasil Século XX (1994) e 30x Bienal (2013), ambas promovidas pela Fundação Bienal de São Paulo.

Serviço:
Fábio Miguez
‘Alvenarias’
Exposição: 28 de maio a 23 de julho de 2022
Horário: Segunda a Sexta, de 10h às 19h / Sábado, de 11h às 15h
Nara Roesler
Av. Europa 655 – Jardim Europa
Tel: 11 2039 5454

Contato:
Nara Roesler
(11) 2039 5454
https://nararoesler.art/