Produto tem como função proteger a madeira em contato com umidade e maresia da ação de fungos, além de realçar a beleza natural do substrato.

Verniz marítimo em ambiente externo

Verniz marítimo, ou verniz naval, não é só para proteger a madeira de embarcações. Quem tem casa de praia, piscina, decks, móveis ao ar livre ou qualquer tipo de madeira que esteja à mercê da água deve utilizar esse tipo de produto para garantir a durabilidade – e também a beleza – do substrato.

De acordo com Kelly Lima, especialista em tratamento de madeira, a umidade cria um ambiente propício para a proliferação de fungos manchadores e emboloradores. “Esses seres microscópicos degradam a madeira, comprometendo não só a sua beleza, como também a sua resistência, podendo levá-la ao apodrecimento.”

“O verniz marítimo age como um escudo protetor contra fungos, formando uma película que protege, realça os veios, embeleza e enobrece a madeira”, afirma Kelly, que trabalha na Montana Química, multinacional brasileira referência em tratamento, proteção e preservação de madeira.

O especialista explica que o verniz marítimo é indicado para superfícies de madeira (aplainadas, lixadas ou rústicas) em contato com a água ou maresia, utilizadas em portas, portões, janelas, beirais, forros, estruturas de telhado, decks, terraços e móveis externos.

Como escolher?
Como o mercado oferece várias opções e preços, o especialista afirma que uma das dicas é checar o rendimento do produto, que influencia muito no custo-benefício. “O consumidor deve checar o rendimento acabado, que é aquele que considera a pintura finalizada e com a cobertura ideal. É preciso ter cuidado porque há quem divulgue apenas o rendimento geral, o que pode confundir.” Segundo ele, para um galão de 3,6 litros, um rendimento acabado de mais de 22 m³ já pode ser considerado ótimo.

Outra dica para o consumidor é checar as propriedades especiais do verniz. “Não adianta comprar um produto que custa a metade do preço de um concorrente se a durabilidade dele é três vezes menor. Para isso, vale checar se o verniz marítimo tem filtro solar, por exemplo, o que vai render uma proteção extra à madeira.”

Como aplicar?
Antes da aplicação do verniz marítimo, é necessário que a peça ou superfície a ser envernizada esteja limpa e seca, livre de partículas soltas, mofo e isenta de óleos, graxas, ceras e outros contaminantes. Esse produto não deve ser aplicado em madeiras verdes ou úmidas.

Madeiras novas: lixe a madeira na direção dos veios, elimine a poeira do lixamento e faça a aplicação do verniz seguindo as orientações da embalagem.

Madeiras envelhecidas (acinzentadas): Em madeiras envelhecidas sem nenhum tipo de acabamento, aplique um neutralizador e clareador de superfícies para restaurar a tonalidade e textura natural da superfície. Em seguida, prossiga como madeira nova para fazer a aplicação do verniz.

Madeiras envernizadas ou com stain: Para peças em boas condições, efetue o lixamento com uma lixa de grana fina e aplique o verniz marítimo.

Para superfícies em más condições: remova completamente o acabamento anterior utilizando um removedor de tintas, stains e vernizes. Em seguida, elimine os resíduos do removedor e proceda como madeira nova.

Madeiras resinosas: Para madeiras resinosas (cumuru, ipê, peroba, angelim, itaúba, jatobá, maçaranduba, entre outras) em ambientes internos, lixe a madeira na direção dos veios e aplique duas demãos de Isolare base solvente. O objetivo é impedir a exsudação (migração) dos extrativos da madeira resinosa e o retardamento da secagem do verniz.

Para uso externo: aplique o verniz diretamente sobre a madeira. Para aplicação com trincha ou rolo o verniz já vem pronto para uso. Para aplicação com pistola, a diluição máxima é feita com 5% de aguarrás.

“O verniz marítimo exige mais de uma demão para a proteção ideal da madeira. Por isso, para cada tipo de aplicação, é preciso checar o número de demãos, tempo de secagem, de manuseio e final no rótulo do produto”, finaliza Kelly.

Dica de produto
O Verniz Premium Marítimo da Montana Química é referência em proteção e acabamento para superfícies de madeira utilizadas em peças, móveis e estruturas em contato constante com água e maresia porque oferece diversas vantagens, entre elas fácil aplicação, ótimo rendimento, secagem rápida, ótimo alastramento, proteção contra os raios ultravioleta, resistência ao atrito e dureza, excelente durabilidade, resistência às intempéries, à maresia e à água.

Serviço
Montana Química
tel.:0800-167667
montana.com.br