Muita gente tem uma ideia de projeto mas se sente bem perdido na hora de escolher um formato de financiamento / Por Bruna Kassab

Formato ideal de crowdfunding para seu projeto

Entende de plataforma de crowdfunding mas ainda acha a captação meio confusa? É normal. “Tudo parece bem complicado mesmo no início”, conta Bruna Kassab , da Evoé. Abaixo ela mostra o caminho.

Primeiro é preciso saber que existem várias formas de fazer acontecer sua vaquinha online pra dar vida ao seu projeto, seja ele de vertente pessoal, social, cultural ou do segmento que for. Algumas plataformas trabalham apenas com um formato de financiamento: o modelo flexível.

Já vou explicar do que ele se trata, adianto que é uma forma efetiva e popular de captação. Contudo talvez não seja a melhor maneira de custear sua ideia. Por isso algumas plataformas de financiamento online, como a Evoé, trabalham com até três modelos de financiamento coletivo, que chamamos por aqui de: flexível, recorrente e tudo ou nada.

É fundamental entender como cada um desses formatos funcionam antes de começar uma campanha online. Avaliando os pontos negativos e positivos de cada modelo você consegue tomar uma decisão assertiva na hora de escolher a melhor forma de alavancar seu projeto.

Financiamento Flexível – Primeiramente você precisa escolher a meta que quer atingir para realizar seu projeto, ou seja, o valor da sua campanha. Todos os sites de financiamento coletivo possuem uma taxa que é cobrada sobre o valor arrecadado. Então na hora de definir o valor que quer captar, é preciso somar a isso a taxa do site que você vai utilizar.

Suponha que você escolheu arrecadar R$5.000,00 em 1 mês. Ao fim desse mês, independente de ter alcançado sua meta ou não, você fica com o valor que foi captado, mesmo se ele tiver atingido apenas 1% do valor solicitado.

Outro elemento que pode existir no formato flexível, assim como nos demais formatos, são as recompensas. Elas são feitas e distribuídas pelos criadores dos projetos e são uma forma de gratificar e engajar os apoiadores da campanha, agregando valor à sua audiência. Normalmente são criadas recompensas distintas para cada valor apoiado específico. O pessoal da campanha Lá da Favelinha por exemplo criou adesivos, caneca, camiseta e marcador de páginas com uma estética que é bem a cara do projeto.

Financiamento Recorrente – Este formato de financiamento talvez seja menos conhecido por todos. Ele é feito para projetos grandes que precisam de uma manutenção constante, e logo, apoio constante. Nele os apoiadores debitam mensalmente (de forma automática) um valor de sua escolha para determinado projeto. A meta é determinada pelo criador. Este modelo é interessante por proporcionar certa estabilidade financeira para quem criou a campanha e ao mesmo tempo não pesar no bolso do apoiador.

Um exemplo bem legal deste tipo de financiamento é o projeto Lamparina Centro Cultural. A campanha foi criada pelo Mestre Negoativo com a meta de atingir R$1.500,00 por mês para que haja uma manutenção mensal do espaço.

Mesmo que ainda não tenha sido alcançado o valor proposto, a quantia atual que é captada mensalmente contribui para a fomentação da cultura da comunidade do Maria Goretti (Belo Horizonte) através de oficinas educativas para crianças, jovens e terceira idade.

Assim como nos demais formatos de financiamento é possível criar recompensas como forma de incentivar o apoio das pessoas.

Financiamento Tudo ou Nada – Pelo nome já dá pra ter uma noção de como funciona essa captação. É a forma mais radical de financiamento mas também umas das mais efetivas. Ou o projeto alcança 100% da meta ou não recebe a grana. Para ficar mais simples segue o exemplo: você conseguiu custear 95% da sua meta mas acabou o tempo de financiamento.

Então o que vai acontecer é que você não retém nenhuma quantia do montante, nadica, e todos os usuários recebem de volta o valor apoiado. Parece dramático demais né? Pois é. Para ser adepto desse formato é preciso gostar de adrenalina.

Por isso é importante analisar qual a quantia que precisa ser captada e colocar uma meta realista de tempo para a duração da campanha. De cara pode parecer um projeto penoso mas é justamente essa dificuldade que se apresenta como uma das grandes vantagens desse formato.

Contato:
Evoé Crowdfunding
(31) 99957-1316
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