A mostra “Identidades 22&22&22”, montada por Fernando Brandão, reúne um acervo de produções artísticas de três séculos em mais de 800m² de área

Fernando Brandão com a Semana de 22

A mais recente empreitada do arquiteto Fernando Brandão, com curadoria de Ana Cristina Carvalho e Carlos Augusto Faggin, é a criação da exposição inédita em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna e aos 200 anos de Independência política do Brasil e à Arte Contemporânea, expostas no Farol Santander até 22 de maio.

A mostra “Identidades 22&22&22”, não meramente coincide com a abertura da exposição na data de 22 de fevereiro de 2022, como também reúne um acervo de produções artísticas de três séculos em mais de 800m² de área.

Além do hall de entrada do edifício, uma percepção sobre as obras das coleções do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e da Coleção Santander Brasil somam mais de 100 trabalhos que estarão presentes.

“O intuito da exposição é fazer com que os visitantes se encontrem dentro de duas datas históricas, repletas de significados. Além de estar localizado no coração de São Paulo, conduz para que a exposição seja, efetivamente, um elo cultural, onde as pessoas podem ‘se ver’ pelo interior da mostra, afinal fazem parte de quem somos” expressa Fernando.

Serão exibidas obras emblemáticas de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Djanira da Motta e Silva, Di Cavalcanti; Anita Malfatti; Claudia Jaguaribe; Tuca Reinés e tantos outros artistas fundamentais para a Arte nacional. A exposição ainda conta com tecnologia e ambientação sonora com músicas e poemas das épocas retratadas para imersão do público nessa linha do tempo.

A mostra é dividida por temas e períodos em três andares, partindo do 24º andar correspondente ao Século XIX e a Independência do Brasil, o público encontrará representações tecnológicas e interativas de figuras históricas e personagens importantes para o período. Logo abaixo, no 23º andar, um ambiente dedicado a Semana de Arte Moderna de 1922 e à produção artística do Século XX.

Ressaltam-se neste espaço pinturas e esculturas. Finalizando o roteiro no 22º piso do Farol Santander, será dedicado à produção artística contemporânea dos Século XX e XXI até os dias atuais. A área chamada “Um Passeio na Avenida Paulista” destaca as obras da Coleção Santander Brasil. Ali, o público fará um trajeto que simula uma caminhada pela avenida mais icônica da Capital, os visitantes encontrarão telas, esculturas e fotografias emblemáticas de grandes artistas e uma tela interativa de fotografia.

Serviço:
Identidades — 22&22&22
Farol Santander São Paulo
Onde: Rua João Brícola, 24 — Centro (estação São Bento — linha 1, azul do metrô)
Até 22 de maio de 2022
(11) 3553-5627
De terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 30,00
https://www.farolsantander.com.br/#/sp
https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_22

Contato:
Fernando Brandão
(11) 3064 5630 / (11) 3064 5633
https://www.archfb.com

 

#FernandoBrandão