Inhotim reabre para visitação a icônica obra de Cildo Meireles “Desvio para o vermelho I, II e III”

Desvio para o Vermelho está de volta

Cildo Meireles, Desvio para o Vermelho I, II e II (1967 – 1984), no Instituto Inhotim

Uma das obras mais icônicas do Inhotim está de volta. Desvio para o Vermelho I, II e II (1967 — 1984), do artista Cildo Meireles, acaba de reabrir para visitação após um processo de nova pintura do mobiliário e das paredes, higienização de obras e objetos, e substituição de carpete e forro.

“Fechada desde o início da pandemia, a obra passou por um processo de conservação e restauro feito por uma equipe de cerca de 20 profissionais, entre conservadores e restauradores, técnicos de produção e assistentes de produção artística e montagem, pedreiros, produtores artísticos e eletricistas. Para além dos reparos, também houve reposição e troca de alimentos da geladeira da sala da obra, como frutas e gelatinas”, conta Bruna Oliveira, coordenadora da área técnica do Inhotim.

O título da obra faz referência ao fenômeno físico “desvio para o vermelho”, um caso particular do Efeito Doppler, que indica a cor vermelha como frequência de ondas de luz percebida pelo observador quando os corpos celestes se afastam.

Para quem ainda não conhece, o trabalho é estruturado em três ambientes articulados. O primeiro deles, nomeado (Impregnação), reúne uma coleção de móveis, objetos e obras de arte em tons de vermelho, organizados em uma sala.

A saturação monocromática do primeiro ambiente contrasta com a penumbra do segundo, (Entorno), no qual o público pode observar uma pequena garrafa caída no chão, cujo líquido vermelho derramado produz uma grande mancha no espaço.

Este caminho do líquido conduz o público a uma sala totalmente escura, (Desvio), onde o passeio é guiado pelo som de água corrente. A escuridão é quebrada apenas por uma pia deslocada, por onde sai uma água vermelha que cria a sonoridade do ambiente.

Serviço:
Cildo Meireles no Inhotim
https://www.inhotim.org.br/item-do-acervo/galeria-cildo-meireles/
Visite: https://www.inhotim.org.br/visite/covid19/

Contato:
Inhotim
(31) 3571-9700
https://www.inhotim.org.br/