Sistema permite armazenamento de água para reuso.

Piso Elevado é solução sustentável para áreas externas

Criados, inicialmente, para facilitar o acesso ao cabeamento estruturado em salas técnicas (data center, sala de elétrica, sala de servidores etc.), o piso elevado é hoje usado em praticamente todos os ambientes corporativos, justamente por ocultar fios e cabos elétricos, de dados e de telecomunicações e até instalações de ar-condicionado. A outra vantagem é que, quando usados na área externa, são também uma solução construtiva sustentável.

O sistema é composto por placas modulares e pedestais que permitem a elevação do piso, criando um vão livre. Na área externa, o pequeno espaço entre as placas facilita o escoamento de água da chuva e permite seu armazenamento temporário, tornando viável a reutilização da água para fins como limpeza, rega de jardins etc. O sistema de captação pode ser feito com uma simples caída no nível do piso, que levará a água para um reservatório, por exemplo. Além disso, o piso elevado também contribui com a drenagem das áreas de circulação, evitando as indesejáveis poças d’água.

Outra vantagem do ponto de vista sustentável, segundo o gestor de vendas técnicas da Astra, Cleverson Callera, é a menor utilização de materiais: “além de precisar de menos materiais para a instalação, já que é colocado diretamente sobre a laje e não precisa de contrapiso, também gera menos entulho nas manutenções e alterações, pois não há necessidade de quebrar o piso”, explica.

O Grupo Astra fabrica um modelo de sistema produzido em polipropileno que tem como vantagem a leveza, alta resistência (1 tonelada por pedestal),  a corrosão e a facilidade nos recortes, por se tratar de material plástico. Seu grande diferencial está em seus pedestais reguláveis, que proporcionam variação de altura de 7 a 45cm. “A maioria dos pisos fabricados neste material não possuem regulagem e, por isso, não podem ser aplicados sobre lajes desniveladas, afirma Callera.

Já em relação ao acabamento, há várias opções no mercado. Na área externa, o piso elevado pode receber materiais como mármore, granito, piso emborrachado, ardósia e fibrocimento. A escolha depende das particularidades e necessidades do projeto.

Serviço:
Astra
0800 165 051
astra-sa.com.br