Novos projetos arquitetônicos resgatam na arquitetura pura a valorização da luz natural

L’Espace renova o repertório

Ângelo Bucci, do escritório SPBR, assina o blōma, a ser erguido no Ecoville

Projetos que realmente valorizam a luz natural e conseguem encontrar o equilíbrio com a iluminação artificial são característicos de poucos profissionais. Talvez, pouquíssimos.

Quem consegue o equilíbrio entre a luz natural e o projeto luminotécnico é um artista que também valoriza a arquitetura de autor.

Entre as referências nacionais estão Angelo Bucci e Ricardo Heder. Ambos trabalham em sinergia em um projeto de estreia em Curitiba, a convite da L`Espace Incorporadora, que tem à frente o arquiteto Alexandre Dely.

Reconhecido internacionalmente por projetos que representam a escola paulista de arquitetura, Angelo Bucci tem como assinatura o pensar em aberturas que explorem a luz natural.

Já Ricardo Heber é um artista da luz com todas as suas criações em desenhos à mão. Juntos, propõem a leitura da arquitetura e a observação do uso do espaço pela ótica de quem o habitará.

“Fui convidado para o projeto por recomendação do Angelo Bucci que busca um olhar novo nas áreas comuns e fachada. Luz natural é algo muito próprio do Bucci e o meu trabalho dialoga silenciosamente com a arquitetura e com a luz natural. Com certeza teremos um novo olhar para um projeto que promete ser o primeiro passo em um novo momento da arquitetura em Curitiba”, diz o arquiteto e designer Ricardo Heder.

Heder explica que busca atender o olhar do arquiteto autor do projeto, quando faz o estudo luminotécnico. “Quando você propõe a iluminação artificial, precisa oferecer uma leitura do espaço para que ela ganhe vida própria a partir da construção. Por exemplo, ao usar uma mesa você precisa enxergar o que está comendo e na cozinha você precisa ver o que está cortando. Sem luz natural suficiente a composição com a artificial é necessária.”

Ainda sem revelar detalhes do projeto em Curitiba, uma coisa é certa na parceria entre Angelo Bucci e Ricardo Heder: transformação da percepção espacial. Heder observa que a entrada da luz natural e a composição com a iluminação artificial devem valorizar a conexão entre interior e exterior.

“O ideal é usar o mínimo possível de iluminação artificial. Precisamos atender o conforto visual, claro, mas sempre priorizando a fonte de luz natural e, consequentemente, reduzindo drasticamente o consumo e o impacto ambiental. Quando pensamos e percebemos um espaço, devemos usar – além da técnica – o bom senso. Ele deveria predominar em todos os projetos da arquitetura moderna”, explica Ricardo Heder.

Arquitetos para mudar a cena da arquitetura em Curitiba – Um grupo de arquitetos com trajetória nacional e internacional está especialmente empenhado em desenhar espaços nessa perspectiva de aprimorar e diversificar a cena local.

Ângelo Bucci e Ricardo Heder, de São Paulo, Marcos Bertoldi e os profissionais do Arquea Arquitetos (Pedro Amim, Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda), de Curitiba, estão trabalhando juntos em projetos que serão conhecidos em breve pelo mercado.

Profissionais renomados, eles foram reunidos pelo arquiteto e urbanista Alexandre Dely, sócio-fundador da L’Espace Incorporadora, que prepara o lançamento de três empreendimentos residenciais no primeiro semestre de 2022.

“Com o setor de construção civil superaquecido, vimos o surgimento de projetos que replicam outros. Acredito que seja possível mudar a cena, especialmente reunindo nomes como Ângelo Bucci, Marcos Bertoldi e Pedro Amim em uma mesma filosofia de trabalho”, comenta Alexandre Dely.

Para Pedro Amim, sócio do Arquea Arquitetos, é preciso recuperar a valorização de projetos únicos, que tenham assinatura própria.

“É isso que o Ângelo Bucci faz e que encontramos na Arquea também: projetos ousados, contemporâneos, únicos e que tenham a assinatura do profissional que criou”, explica.

Equilíbrio entre arquitetura pura com a arquitetura comercial – A escolha dos arquitetos para os novos empreendimentos da L’Espace, em seu retorno ao mercado, considera o desejo de equilibrar a arquitetura pura com a arquitetura comercial.

O curitibano Marcos Bertoldi, reconhecido pelos ousados projetos de casas, assinou pela primeira vez um edifício ao projetar o Galerie, que a L´Espace entregou em 2010, no bairro Cabral. E agora traz seu olhar – ao mesmo tempo cosmopolita e sintonizado com a cidade – para o L’Espace Verdigris, que será construído no bairro Bigorrilho.

Para o blōma, a ser erguido no Ecoville, a L´Espace foi buscar o arquiteto e professor Ângelo Bucci, do escritório SBPR, um dos grandes nomes da arquitetura contemporânea brasileira, cuja obra tem reconhecimento internacional e é marcada pela leveza das estruturas.

Contatos:
spbr arquitetos
(11) 3815-1171
https://spbr.arq.br

Marcos Bertoldi Arquitetos
(41) 3223-4522 / (11) 3807-0075
http://marcosbertoldi.com.br

Arquea Arquitetos
(41) 3024-6966
https://arquea.com.br

L´Espace Incorporadora
(41) 987-611-221
http://lespaceincorporadora.com.br/

#SpbrArquitetos

#Marcos Bertoldi

#ArqueaArquitetos