Projeto da arquiteta Ana Johns integrou cozinha e sala, transformando um apartamento antigo em um ambiente moderno

Ana Johns transforma apartamento antigo

Imóvel que antes não atendia às necessidades dos moradores, passou a ser o lar perfeito depois de integrar ambientes que, separados, não eram bem aproveitados.

Foram dois fatores que afetaram diretamente a decisão de um jovem casal, com uma filha pequena, de comprar um apartamento antigo: a boa localização do imóvel e a ótima metragem. Porém, faltava funcionalidade e modernidade para o apartamento se tornar um lugar onde poderiam receber amigos e familiares como desejavam.

E, foi pensando nisso, que a arquiteta Ana Johns, à frente do escritório Ana Johns Arquitetura, integrou a cozinha com a sala, espaços que anteriormente não eram aproveitados de maneira ideal, e transformou uma casa que não atendia às necessidades e vontades dos moradores em um lar.

Ana Johns transforma apartamento antigo

Neste projeto, a maior transformação foi a integração da cozinha com a sala. A cozinha, anteriormente, era pequena considerando a boa metragem do imóvel, e a sala também não era aproveitada da melhor maneira, principalmente pelo seu formato. O casal, por gostar de receber visitas e, também, de cozinhar, sentia falta de um espaço maior e mais bem aproveitado.

Integrando esses dois cômodos, a arquiteta garantiu mais espaço para os moradores e um convívio melhor entre os ambientes. “Tiramos a parede que dividia a sala com a cozinha, e, dessa forma, criamos uma cozinha americana aproveitando os espaços de maneira completa”, conta Ana.

E, para mostrar que uma boa transformação não precisa necessariamente de tudo novo, a sala contou com alguns móveis que foram reaproveitados, sendo um deles a peça-chave para desdobrar a decoração do resto de um cômodo inteiro.

Ana Johns transforma apartamento antigo

“A estante de livros e CDs trouxe um ar industrial para o ambiente e usamos o mesmo conceito no restante do mobiliário, fazendo uma conexão entre os espaços”, revela a arquiteta.

Na cozinha, foram utilizados o tom cinza e a madeira, além da estrutura metálica, para fazer essa composição industrial. Já na sala de estar, o painel da TV também foi reaproveitado, apenas invertendo a sua posição, assim, otimizando os usos dos espaços e dando maior visibilidade da televisão para a cozinha.

Na área de serviço, o banheiro que fazia parte da lavanderia foi integrado ao espaço que, assim como os outros cômodos, não era aproveitado da maneira ideal. Desta forma, foi possível aumentar a metragem dessa área e aproveitar com armários para melhor utilização do ambiente.

O projeto também contou com transformações na área íntima do imóvel. Como o apartamento era antigo, os revestimentos e azulejos dos dois banheiros estavam datados e precisavam de uma atualização, bem como o espaço interno dos cômodos não era bem aproveitado.

Em ambos, tanto o da suíte quanto o social, os revestimentos foram substituídos e as bancadas e móveis também, trazendo mais modernidade para os ambientes.

Por fim, o casal aproveitou o restante da obra para fazer melhorias em seu closet. O piso foi substituído, pois os revestimentos do quarto e do closet eram diferentes, e a troca trouxe harmonia uma unidade para os ambientes. Novos móveis mais claros, funcionais e com bastante espaço também foram instalados.

“Toda a mudança dos ambientes serviu para, realmente, melhorar a relação dos moradores com o apartamento e transformar o que antes eram apenas cômodos separados em um lar integrado, moderno e funcional”, finaliza Ana Johns.

Contato:
Ana Johns Arquitetura
(41) 996-778-335 / 991-514-775
https://www.anajohnsarquitetura.com.br/

 

#AnaJohns