Os banheiros têm longa vida útil e é fundamental pensar nas necessidades futuras dos moradores

Quando cuidadosamente planejados, os espaços confortáveis de hoje estarão prontos para atender os usuários idosos de amanhã. Conforto, flexibilidade e segurança podem existir em conjunto com um design sofisticado dentro de um ambiente acolhedor.

Variedade na área molhada
Funcional, o banheiro precisa ter acesso fácil e oferecer segurança aos moradores. Para o lavatório, a solução perfeita é o uso de cubas embutidas montadas em superfícies com espaço para as pernas para que sejam usufruídas de forma mais confortável, tanto utilizadas sentado quanto em pé. Graças às áreas de armazenamento amplas, todos os produtos de cuidados, como sabonete, escova de dentes, entre outros, podem ser mantidos perto, sempre ao alcance das mãos.

De madeira, com verniz de alto brilho e laminado de madeira, os móveis também oferecem possibilidades de cores para a criação de um gosto individual. A área de lavatório plano, como a da linha Vero, que tem apenas 165 mm de altura, é confortável para usar quando se está sentado. Disponível em larguras de 50, 60, 70 ou 80 cm, não ocupa muito espaço. O mesmo se aplica aos modelos D-Code, DuraStyle, Starck 3 e Architec, que também atendem às normas técnicas exigidas para pessoas com deficiências motoras. Para melhor efeito, espelhos e prateleiras devem ser facilmente acessíveis e os móveis precisam dispor de diferentes alturas.

Uso confortável da bacia sanitária
Mesmo aqueles com mobilidade moderadamente reduzida podem ter dificuldade para usar o banheiro. Os assentos eletrônicos SensoWash C e SensoWash Slim são ótimos para serem usados por pessoas com essas necessidades, pois facilitam a higiene do usuário: a haste de aço inoxidável com três tipos de jatos d’água cumpre perfeitamente a função do bidê. Toda a operação é facilmente coordenada pelo controle remoto. A altura do assento também é crucial para o melhor conforto. A exemplo disso, temos o Starck 3, que oferece posição 5 cm mais alta, possibilitando que a pessoa se levante mais facilmente após usar o sanitário. A peça funciona com conexões ocultas, o que é ideal para projetos de reforma ou retrofit.

Dispor de uma área maior no banheiro possibilita manobra suficiente em frente à bacia sanitária para garantir a mobilidade segura, mesmo quando há o uso de cadeira de rodas. É possível também colocar alças que podem ser acionadas a qualquer momento, prevenindo quedas, enquanto os porta-papéis higiênicos e os dispositivos de descarga estão facilmente ao alcance das mãos, garantindo ainda mais o conforto. Os modelos D-Code, Architec e Starck também estão disponíveis para combinar com os lavatórios das linhas – a projeção de 700 mm atende às normas técnicas. Barras de apoio, firmemente fixadas na posição correta e com suporte de papel higiênico integrado, podem ser usadas como apoio de transferência. Para alguns modelos existe uma plataforma um pouco mais atrás da bacia para oferecer alívio adicional.

Chuveiro de encaixe ou ducha higiênica Convencion
O piso para a área de ducha nivelado não é apenas a melhor solução do ponto de vista visual, mas também por ser mais fácil para as pessoas se higienizarem, além de oferecer segurança e prevenir quedas. O piso para boxe satisfaz os critérios das normas técnicas para um banheiro livre de barreiras e ainda oferece espaço suficiente para manobras.
Há três tipos de materiais para planejamentos futuros: o piso para área de ducha DuraPlan, com revestimento antiderrapante feito de acrílico sanitário, é clássico e elegante. O modelo P3 Comforts, produzido com o novo DuraSolid A, é fácil de limpar, pois tem uma plataforma ligeiramente levantada e ainda possui propriedades antiderrapantes. Já o piso para boxe Stonetto atende às mais altas exigências estéticas e leva DuraSolid Q, material com superfície fosca e antiderrapante, que se parece com uma autêntica pedra. Ele está disponível nas cores branco, areia e antracite. O assento de banho oferece ainda mais segurança e conforto no chuveiro.

Conforto e qualidade de vida
Medidas bem planejadas e executadas para maior acessibilidade não só melhoram a qualidade de vida como também aumentam o conforto, tão importante especialmente para os idosos. Isso ainda valoriza o imóvel. Além disso, pensando no futuro, quando se planeja uma sala de banho também se permite que os usuários possam viver de forma independente por muito tempo.

Serviço:
Duravit do Brasil
(11) 5906-9090
duravit.com.br