Arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude, fala sobre iluminação com LED para lojas

Iluminação com LED para lojas

A utilização de lâmpadas de LED se popularizou muito rapidamente devido ao fato de serem muito mais econômicas e oferecerem uma longa durabilidade. Porém, quando o assunto é sua instalação em lojas e comércios, ainda existem muitas dúvidas sobre suas vantagens.

A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista no desenvolvimento de projetos para lojas, conta que as lâmpadas de LED, apesar de “ainda” serem um pouco mais caras, são as mais utilizadas e recomendadas para a iluminação de lojas em geral devido a sua extrema eficiência e durabilidade.

“Em qualquer tipo comércio, a tendência é que as lâmpadas fiquem acesas por longos períodos e, por isso, é importante contar com materiais resistentes e que não necessitem de troca constante. Apesar das lâmpadas de LED serem mais caras, elas duram tanto tempo que o retorno do investimento é rápido”, resume a arquiteta.

Marina levanta outro ponto interessante lembrando que o LED é um material que não esquenta e, logo, não interfere na climatização do ambiente. Assim, o ar condicionado trabalha menos para manter a loja agradável, economizando energia elétrica. “Além disso, em épocas mais quentes, os clientes tendem a ficar mais tempo em lojas mais frescas, o que também pode gerar vendas”, comenta.

A arquiteta comenta que o que gera mais dúvidas sobre o uso de iluminação com LED para lojas é que as pessoas ainda desconhecem modelos, tamanhos e tipos de lâmpadas. A ampla variedade contribui no desenvolvimento de um projeto único para o estabelecimento, que o ajuda a ter mais personalidade, sem gerar enormes gastos extras.

Marina termina lembrando que, quem deseja usar LED na iluminação da loja não pode simplesmente trocar as lâmpadas que estão instaladas, mas rever seu projeto de iluminação. “É a combinação de diferentes luminárias e lâmpadas, com variadas intensidades e temperaturas de cor, que cria a iluminação apropriada para cada comércio. Para a utilização de LED, podem ser necessárias adaptações no projeto para mantê-lo bonito, eficiente e torná-lo ainda mais econômico”.

Serviço:
Arquitetude
(21) 3417-0551
http://arquitetude.com.br/