Utilizadas na arquitetura há milhares de anos, as rochas ornamentais como, granito, mármore e quartzito, apresentam características e aplicações diversas.

Diferentes acabamentos em pedras naturais

Quartzito Bronzite polido, da Lusso Quartzite Collection

Capazes de conferir sofisticação aos projetos, esses materiais também se destacam pela versatilidade, uma vez que as possibilidades de uso vão desde revestimento para o chão, paredes, bancadas e escadas, até a concepção de mobiliário.

Cada vez mais presentes nos projetos residenciais e comerciais, elas trazem consigo a exclusividade da natureza, o que garante peças únicas e projetos personalizados. As pedras ornamentais podem ter um mesmo padrão, mas nunca serão iguais, atendendo assim aos mais exigentes gostos e criando paginações especiais.

Entretanto, a escolha do acabamento ideal pode gerar dúvidas. Aliás, é necessário realizar uma seleção cuidadosa, que analise não apenas os aspectos estéticos, como também técnicos do produto. “É fundamental ter atenção na escolha do acabamento. A dica é primeiramente analisar o uso e as necessidades do ambiente em que o material será instalado”, explica Uberlan Admiral, gerente comercial da Decolores Mármores e Granitos.

Abaixo especificamos as principais características das diversas opções de acabamentos disponíveis no mercado:

Bruto
O acabamento bruto não recebe nenhum beneficiamento. É mantido como extraído da natureza e apresenta uma aparência escovada. O acabamento bruto é mais utilizado em revestimento de paredes. Ideal para conferir um efeito rústico em espaços que valorizam o aspecto natural da matéria.

Polido resinado
Além de realçar a cor e conferir mais brilho a superfície, esse tratamento corrige pequenas imperfeições do revestimento. Sua aplicação é muito comum em bancadas e pias, uma vez que selam os poros do material, o que evita que o revestimento absorva manchas e bactérias.

Polido
Ideal para áreas internas, o acabamento polido é realizado para que a pedra adquira mais brilho e fique lisa. É o acabamento mais indicado para pisos da sala de estar e cozinha, bancadas, ou em paredes, como painel decorativo”.

Levigado
De aspecto opaco, o levigado se adéqua tanto a áreas internas quanto externas. O material é lixado com abrasivos até ficar liso, plano e suave ao toque, mas sem o brilho do acabamento polido e mantendo a coloração natural da pedra. Esse tratamento é utilizado para desenvolver uma superfície uniforme e de espessura homogênea. Pode ser aplicado em fachadas, piso próximo a piscina e escadas.

Escovado
O acabamento escovado é ideal para áreas com alto tráfego. Possui um “semi-brilho” e textura rugosa. Esse tratamento feito confere mais porosidade à pedra e ressalta os veios existentes.

Flameado
De aspecto uniforme e poroso, esse tipo de tratamento é indicado para pisos, fachadas, e áreas molhadas, por ser antiderrapante. Para atingir a forma final desse acabamento, é realizado um processo à base de foco com chamas em alta intensidade por cima das chapas de pedra, o que que torna os granitos opacos e com textura levemente rugosa.

Serviço
Decolores
tel.: (28) 3533 4997
decolores.com.br