Faixa de revestimento localizada acima da bancada, a rodabanca protege as paredes da umidade e dá uma forcinha na limpeza, mas também pode somar-se à estética do ambiente

A rodabanca protege e facilita a limpeza da cozinha e do banheiro, locais em que geralmente são especificadas. Devido a essa função, esse revestimento deve ser executado em materiais impermeáveis como pedras naturais e azulejo. Mas, essa peça também pode agregar papel estético: as rodabancas altas roubam a cena e agregam beleza e sofisticação ao décor, um toque que arremata o layout.

Na cozinha, segundo a designer de interiores Fabiana Visacro, não há dúvidas: a rodabanca alta torna a bancada mais imponente. “Quando a rodabanca é mais alta, tudo que está na bancada se destaca mais. Além da questão estética, a rodabanca protege o rejunte da parede. Com o tempo e o contato contínuo com a água, o rejunte começa a escurecer. Sendo assim, quanto mais alta for essa rodabanca, maior será essa proteção”, acrescenta.

De acordo com a designer, as pedras naturais são ótimas opções para compor rodabancas altas e causar impacto estético seja na cozinha ou no banheiro.  “Eu uso muito granito e mármore. Na cozinha, dou preferência por granitos homogêneos como o São Gabriel e Preto Absoluto. No banheiro, uso mármore, que é mais poroso, pois nesse espaço não se usa tantos produtos químicos como na cozinha e não tem tanta gordura também”, explica Fabiana.

Quando a rodabanca é feita em pedra, deve-se ficar ainda mais atento ao acabamento. Esse item pode ser um diferencial e valorizar esse revestimento. Para não errar na escolha, Fátima Baracho, diretora da marmoraria Baracho Pedras dá uma dica. “O polimento reto é o mais utilizado pelos profissionais e aqui, na Baracho Pedras, é realizado com um maquinário italiano específico para esse fim”, destaca.

Além da necessidade de escolher o acabamento correto é preciso ficar de olho nas medidas exatas da pedra para que não sobre ou falte o revestimento. Isso é tão importante que na Baracho Pedras, por exemplo, existe um setor técnico altamente especializado só para fazer isso. “As medições são realizadas por nós in loco, acompanhadas pelos profissionais e revisada pelos mesmos. Dessa forma, as peças são produzidas no tamanho exato para o projeto do cliente”, constata Fátima.

Com essas dicas, basta escolher a pedra que mais agrada para a rodabanca e aliar funcionalidade e praticidade com beleza e sofisticação tanto na cozinha quanto no banheiro.

Serviço:
Fabiana Visacro / www.fabianavisacro.com.br
Gislene Lopes /  http://gislenelopes.com.br
Baracho Pedras / www.barachopedras.com.br