Enquanto um se inspira nos anos 70, valorizando o vintage e o rústico, o outro aposta na influência das redes sociais, trazendo uma “colagem de referências”.

Industrial e tumblr no design de interiores

Dois estilos de decoração quase antagônicos são o “novo frisson” da área de arquitetura e design de interiores: o “industrial”, baseado nos antigos galpões dos anos 70 que se transformaram em residências urbanas, e o “tumblr”, com referências bem modernas, inspirado nas redes sociais. O primeiro é encontrado em ambientes residenciais e corporativos, e o segundo, está em alta, principalmente, na decoração de quartos femininos.

O estilo industrial tem sido bastante usado para decorar apartamentos ou casas, podendo ser aplicado em diversos cômodos, com uma essência bem marcante e presente no espaço, chamados de lofts. Janelas amplas com moldura aparente, paredes de tijolo sem acabamento, escadas metálicas, uso do concreto e cimento queimado, estrutura visível e poucas divisões no ambiente são características primordiais. O industrial rústico é muito popular em ambientes masculinos, composto por portas e janelas de acabamento antigo. Pinturas em grafite ainda podem ser usadas na parede ou em forma de quadros, caso a proposta seja ousar na decoração, por meio de uma arte urbana.

A iluminação estilo industrial é uma tendência cada vez mais forte em diversas propostas de projetos no Brasil e no mundo. “O estilo despojado combina conforto e praticidade no dia a dia. O mais interessante é que podemos mesclar peças de ícones clássicos de design como luminárias de pé tipo holofotes com a nossa criatividade e abusar de pendentes e lâmpadas de filamento com fios aparentes e luz em tubulações”, explica Paola Duarte, arquiteta e projetista da Templuz.

Decoração tumblr
O tumblr é uma rede social num estilo de blog e está tão popular mundialmente, que se transformou num novo estilo de decoração. Muito moderno, o estilo é uma espécie de colagem de referências. Podem ser utilizados fotos, composições de quadros, frases nas paredes, pisca-pisca, objetos de decoração com significado e tecidos hipsters, com estampas abstratas.

“Embora com conceitos de ambientes bem diferentes, é na iluminação podemos aproximar os estilos industrial e tumblr. Encontramos muita criatividade nos dois estilos, o uso de varal de luz principalmente dentro dos quartos, pendentes e luminárias pontuais com acabamento cobre e lâmpadas de filamento aparente são os pontos altos da iluminação estilo tumblr”, ressalta Paola Duarte.

A Templuz é uma empresa pertencente ao Grupo Loja Elétrica, maior conglomerado no segmento de material elétrico e telecomunicações no Brasil. Dedica-se à integração de tecnologias disponíveis para o conforto e bem-estar das pessoas, com foco em iluminação decorativa, iluminação técnica e sistemas de automação.

Serviço:
Templuz
(31) 3218-8888
templuz.com

Loja Elétrica
(31) 3273-1000
lojaeletrica.com.br