Luminárias em papel do artista estão expostas na FAS Iluminação

Ingo Maurer em papel

Algumas criações em papel de Ingo Maurer: Knitterling, Floatation, Lampampe, Zettel’z, Mahbruky, Kokoro, Ysmen, Walking in the Rain e Babadul

Foi na década de 70 que Ingo Maurer começou a se interessar pela arte do papel japonês para criar luminárias. Inspirado por origamis e shoji (portas deslizantes tradicionais), ele assinou suas primeiras e bem-sucedidas criações, as luminárias Knitterling, Floatation, Lampampe e Maru, todas desenvolvidas com papel de arroz.

Alguns anos mais tarde, de uma maneira lúdica e indiferente, produziu a Willy Dilly, uma luminária em espiral de papel simples e refinada. Já nos anos 90, Ingo aperfeiçoa a ideia e cria uma de suas peças mais icônicas, o best-seller Zettel’z, uma espécie de lustre com pequenos retângulos de papel presos por presilhas que permitem a personalização dos papéis com recados ou desenhos, tornando a peça completamente única, original e interativa.

Coleção The MaMo Nouchies – Outro marco em seu trabalho com papel é a Coleção The MaMo Nouchies. Em 1994, a artista plástica Dagmar Mombach desenvolveu um processo baseado em uma antiga técnica têxtil japonesa que permitia que os tecidos fossem plissados. Os resultados inspiraram Ingo a produzir, conjuntamente com Mombach e sua equipe, uma coleção em papel completamente nova: The MaMo Nouchies (1995).

Inspirada nas clássicas luminárias de papel de Isamu Noguchi, a coleção consiste em luminárias com figuras repletas de personalidade e movimento, representam animais, elementos da natureza e até mesmo órgãos humanos.

Uma das peças chamada Kokoro, “coração” em japonês, simboliza músculos e artérias do órgão vital. As peças são designadas com nomes de espíritos tribais de variadas culturas, mesclando tradição, modernidade e poesia.

Todos os abajures da coleção são desenvolvidos do mesmo princípio básico: em um processo de oito estágios, uma folha de papel japonês é formada à mão até que se torne um cilindro aberto ao lado e com inúmeras dobras. Dependendo da forma de modelar, esse papel plissado pode filtrar a luz forte ou sutilmente refleti-la e alterá-la pelo uso da cor.

Icônica, a coleção é sucesso até hoje e, recentemente, ganhou novas versões, que foram apresentadas na semana de design em Milão. Walking in the Rain, Yoruba Rose e Babadul são as novidades que compõem a série The MaMo Nouchies. No Brasil, todas essas criações de Ingo Maurer estão em exposição no showroom da FAS Iluminação, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.

Contato:
FAS Iluminação
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 413 – Jardim America, São Paulo, SP / 01442-000
(11) 3086-1661
http://www.fasiluminacao.com.br