Antes mesmo de inaugurar sua 7ª linha de produção, Cerâmica Almeida e Gaudi apresentam mais de 100 novas peças durante a Revestir 2023

Grupo Almeida comemora 100 anos com muitos lançamentos

Sirena – Gaudi Porcelanato

Em comemoração ao centenário de um dos maiores produtores de pisos e revestimentos do Brasil, o Grupo Almeida participou de 14 a 17 de março da Expo Revestir, com 116 lançamentos inspirados em quatro atuais vertentes: mármores com texturas ampliadas; formas arredondadas; tons terrosos e natureza dentro do lar.

Atualmente, o grupo conta com dois parques fabris, composto por seis linhas de produção na cidade de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, e se prepara para inaugurar sua 7ª linha de produção em março, na mesma cidade.

“Completar 100 anos de história é um marco muito importante para nossa família. É ver com muito orgulho que os primeiros passos dados pelo meu bisavô no passado chegaram ao que é o Grupo Almeida hoje”, declara Isabella Almeida, Diretora de Desenvolvimento de Produtos do Grupo Almeida.

“Para criação da coleção 2023 nós apostamos no acolhimento e aconchego com toque de sofisticação. Com base na alta tecnologia utilizada para a fabricação dos produtos do Grupo Almeida pudemos explorar texturas e acabamentos diferenciados”, ressalta Isabella Almeida.

A Cerâmica Almeida apresentou 64 novas peças nos formatos 42X83, 21X83, 62×62 e 32×62, com acabamentos nas versões: Brilhante, Acetinado e Adere. Já a Gaudi trouxe 52 novos porcelanatos nos formatos: 61×120, 20×120, 81×81 e 61×61, com acabamentos nas opções: Acetinado, Polido e Granilhado.

As duas marcas buscaram referências nas principais tendências mundiais durante a criação de suas novas peças.

Linha do Tempo Grupo Almeida 100 anos

Criado em 1923 pelo imigrante português Heitor Ribeiro de Almeida, o Grupo Almeida, que carrega o sobrenome da família, surgiu a partir da produção de tijolos de barro cozido.

A fabricação de telhas — marca registrada da empresa — passou a acontecer 12 anos depois, em 1935, com o modelo do tipo telha francesa.

Neste período foram muitas viagens à terra natal, e em 1940, quando a marca já estava consolidada, foi que Heitor trouxe de Portugal o modelo Colmar, inspirado na telha capa-canal.

A década de 1960 marca a época de ouro do Grupo Almeida. Apesar da tristeza de se despedir de seu patriarca, em 1962, foi nela que a empresa, já sob o comando de Ruy Ribeiro de Almeida — primeiro filho do senhor Heitor — viu seu nome sendo reconhecido no mercado graças ao modelo de telhas romanas, patenteadas pela marca em 1965, um estilo que perdura até hoje nos lares brasileiros.

Os anos 1980 foram marcados por importantes momentos históricos e para o grupo Almeida não haveria de ser diferente. Foi nesta década que a marca deu início à sua primeira linha de produção de telhas automatizadas no Brasil, dobrando a produtividade da empresa.

No entanto, apesar de a modernidade chegar aos galpões, o grupo se manteve tradicional, característica que garantiu sua permanência no mercado em 1985, ano turbulento no qual todas as indústrias de telhas, com exceção do Grupo Almeida, fecharam suas portas.

Na década de 1990 a empresa seguiu se reinventando e lançou sua primeira linha de pisos e revestimentos, além de inaugurar até o final do século mais 3 linhas de produção.

Após um período confortável no mercado, com um nome consolidado, e quase 90 anos de história, o grupo Almeida retoma, em 2010, a produção de telhas, desta vez com os modelos esmaltados com a marca Temax.

Com intuito de continuar se modernizando, em 2018 a companhia inaugurou complexo fabril, localizado no Parque Industrial na cidade de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo.

Seguindo as principais tendências de mercado, em 2019 o Grupo Almeida criou a Gaudi Porcelanato, marca dedicada exclusivamente a fabricação de porcelanatos. Para 2023, ano em que a empresa celebra 100 anos, o Grupo Almeida prospecta seu crescimento e inaugurará sua 7ª linha de produção.

Contato:
Cerâmica Almeida
(19) 3545-9500
https://www.ceramicaalmeida.com.br