A Arauco, companhia florestal de origem chilena, é a única empresa no país a produzir e comercializar seus painéis de MDF e MDP de acordo com a certificação CARB2 (California Air Resources Board)
Essa certificação é uma obrigatoriedade para chapas exportadas aos Estados Unidos e outros países, mas não é uma exigência no Brasil. Ainda assim, desde 2017, todos os painéis produzidos pela Arauco no país atendem o nível 2, o mais seguro da norma, comercializados com esse diferencial sem custo adicional para o mercado.
“Isso demonstra nosso pioneirismo e compromisso com iniciativas voltadas a saúde e sustentabilidade. Fomos a primeira companhia florestal do mundo a ser certificada carbono neutro e agora somos a única no país a oferecer toda nossa linha de produtos conforme a certificação CARB”, afirma Carlos Altimiras, diretor presidente da empresa no Brasil.
Em uma época em que os consumidores estão despertando cada vez mais para a necessidade de valorizar os quesitos sustentabilidade e saúde em suas escolhas, fazendo a opção por produtos renováveis, que tenham o menor impacto possível no meio ambiente, a adequação à norma CARB torna-se um elemento adicional a ser considerado na decisão de compra.
“Ao optar por painéis Arauco, profissionais e consumidores finais poderão contar com produtos em linha com as melhores práticas internacionais e com a reconhecida qualidade de uma das maiores fabricantes de painéis de madeira do mundo. Eles podem ter a certeza de estar adquirindo painéis que atendem aos mais altos níveis de segurança e excelência”, destaca Flavio Verardi, diretor Comercial da empresa.
Importante destacar que outros fabricantes de painéis nacionais também oferecem produtos com a certificação CARB, porém apenas sob demanda. No caso da Arauco, todos os produtos de linha já são aderentes às especificações dessa norma, sendo que, para produtos destinados à exportação, basta acionar a área Comercial para informações sobre o processo de emissão do certificado.
Desde que começou a oferecer todos os seus painéis de madeira conforme as especificações CARB2, a Arauco já investiu mais de R$ 129 milhões na iniciativa.
“Esse investimento foi feito na tecnologia do processo de fabricação e inclui desde a resina usada como matéria-prima até a saída do painel da linha de produção”, afirma o diretor Industrial da Arauco, Júlio César Scarpellini.
“Tivemos que adequar toda a cadeia produtiva das nossas linhas de painéis e também trabalhamos continuamente na capacitação profissional e no monitoramento de todo o processo segundo as certificadoras internacionais.”
Ainda segundo ele, todo esse investimento é prova do compromisso da empresa em entregar aos clientes a melhor tecnologia disponível por meio dos seus produtos, serviços e equipes.
A adequação dos produtos à norma CARB2 passa a ser divulgada ao mercado com as demais iniciativas da empresa voltadas a sustentabilidade e saúde: a certificação FSC®, o selo Carbono Neutro e o Bioclean, proteção antibacteriana e antiviral, presente também em todos os produtos, inclusive nos padrões Brancos, outro diferencial importante da fabricante. Todas essas iniciativas estão tornando a Arauco um sinônimo de sustentabilidade e saúde, além de fazer jus ao lema da empresa, “Renováveis por uma vida melhor”.
“Ao comprar painéis Arauco, os clientes podem ter certeza de que nossos produtos não apenas atendem requisitos de qualidade, mas que também foram produzidos com padrões para minimizar qualquer impacto na saúde das pessoas, a partir de uma atividade industrial que está respeitando o meio ambiente e as comunidades onde atuamos”, conclui Altimiras.
Contato:
Arauco
(41) 3217-7488
https://www.arauco.cl/brasil