Papel da arquitetura para viabilizar o direito à cidade é pauta da próxima live preparatória do 45º ENSA

30/09 – Live preparatória do 45º ENSA

Os problemas urbanos não são novos, mas ficaram mais evidentes nesses tempos de pandemia. Como transformar os municípios brasileiros e garantir o direito à cidade para todos e todas? Essas perguntas norteiam a segunda live preparatória para o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).

O debate, que pretende abordar também o papel do profissional de arquitetura e urbanismo nessas mudanças, acontece no dia 30 de setembro, a partir das 20h.

A transmissão ocorre no canal oficial do YouTube da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e conta com a participação da vereadora do Rio de Janeiro (PT) Tainá de Paula, do professor de Planejamento Urbano da FAU-USP, Nabil Bonduki, e da presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Santa Catarina (SASC), Daniela Accorinte Lopes.

A mediação fica por conta do Secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA, Patryck Carvalho.

“Essa temática é um dos principais eixos de debate do 45º ENSA. Queremos refletir sobre o papel da arquitetura e do urbanismo para interferir nos rumos das cidades em tempos de colapso ambiental, de pandemia, de ampliação das desigualdades, da pobreza e de ataques ao trabalho formal”, salienta Carvalho.

A live ainda deve apontar os desafios e possíveis soluções para que os municípios se tornem mais inclusivos. O diretor da FNA afirma que, mais do que nunca, é hora de discutir a arquitetura e o urbanismo como serviço público essencial.

“Precisamos pensar e produzir a cidade como um bem comum, que atenda a toda a população, todas as classes sociais, todas as faixas etárias. É essencial que os arquitetos e urbanistas atuem para disseminar as temáticas urbanas, ajudando a população a compreender os problemas das cidades e buscar soluções”, frisa.

A pauta pelo direito à cidade é uma reivindicação de longa data da FNA e seus sindicatos. A importância da moradia e do acesso da população às cidades foi tema de diversos especiais promovidos pela federação ao longo dos últimos anos, como a série Elas pelo Direito à Cidade.

A relevância da luta para a entidade também foi retratada na programação preparada para o Congresso da UIA2021.

O terceiro e último encontro preparatório para o 45º ENSA deve ocorrer no dia 21 de outubro e abordará as novas formas de organização para atuar em arquitetura e urbanismo.

O Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas ocorre de 22 a 28 de novembro também de forma virtual.

Serviço:
Canal FNA: https://www.youtube.com/c/FNAFederaçãoNacionaldosArquitetoseUrbanistas/videos
FNA Cast: https://soundcloud.com/user-611796875

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 983-611-145
http://www.fna.org.br/