A plataforma é uma janela que atualiza a interpretação, interação e conecta a vida e obra dos Bardi com o mundo

O novo website do Instituto Bardi / Casa de Vidro insere na realidade contemporânea digital a instituição fundada em 1990 por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi.

O website é um projeto de pesquisa interna de mais de dois anos de trabalho e compila pela primeira vez uma retrospectiva das atividades culturais do Instituto Bardi realizadas até hoje, enaltecendo o trabalho de todas as pessoas que têm participado no Instituto nos seus 30 anos de vida.

Pela primeira vez, um website do Instituto se torna fonte de informação direta sobre a vida e obra de Lina Bo Bardi e P.M. Bardi, compilando a bibliografia, mapeando a obra, dando informação das dúvidas frequentes, e compilando todas as publicações feitas pelo Instituto.

Além da retrospectiva de todas as atividades culturais dentro da Casa de Vidro, o website coloca todas as participações do seu acervo no mundo. O acervo é pilar fundamental do Instituto e desta forma consolida a sua importância, mostrando a vida ativa do legado que hoje o Instituto cuida e administra.

O acervo interage com curadores, editores e pesquisadores de todos os cantos do planeta e tem desde sua inauguração participado de mais de 200 exposições

O Acervo ganha página própria também como ferramenta de pesquisa, melhorando sua versão anterior, facilitando a pesquisa dos mais de 8000 desenhos de Lina Bo Bardi, conta também com o histórico da sua conformação e uma página direta para as solicitações de imagens, pesquisa, certificações e empréstimos direto no site o que ajudará na organização das solicitações agilizando o atendimento e desta forma mantendo o Instituto Bardi um acervo de arquitetura privado pioneiro.

O novo website atualiza a linguagem gráfica do Instituto Bardi – formalmente lançando seu logotipo e misturando o rico acervo de imagens históricas com vídeos e imagens novas criadas especificamente para a plataforma e que dão uma cara sólida e contemporânea.

Ainda mais, a www inclui todas as reedições realizadas, direcionando às páginas dos parceiros que produzem o mobiliário, luminárias e peças de Lina Bo Bardi. E a primeira loja online do Instituto, com livros, e mais uma novidade… na loja é possível comprar as cadeiras de Lina em 3D para arquitet@s colocarem nas ilustrações de desenhos.

Dentro do web será possível ver o trabalho dos mediadores/educadores, a visita de arquitetos, curadores, pesquisadores e personagens reconhecidos da cultura contemporânea internacional que visitam a Casa de Vidro. Pela primeira vez se colocam as plantas arquitetônicas da casa, a possibilidade de seu aluguel para apoiar financeiramente e uma retrospectiva dos eventos realizados nos últimos anos.

Este projeto digital é fruto do esforço do Instituto Bardi na gestão do diretor executivo Waldick Jatobá. O projeto foi desenvolvido, desenhado e coordenado pela arquiteta e diretora cultural Sol Camacho com o apoio do Conselho como parte da última etapa do projeto do Plano de Gestão e Conservação patrocinado pelo projeto Keeping It Modern da Getty Foundation.

Ficha:
• Website: https://portal.institutobardi.org/
• Coordenação do Conselho: Alberto Mayer- Vice-presidente
• Diretor Executivo: Waldick Jatobá – Diretor Executivo
• Direção Artística e Coordenação: Sol Camacho – Diretora Cultural
• Design Website: Colaboração Julia UK + Sol Camacho + Luiza Nadalutti
• Design Logo: Colaboração Camila Bossolan + Sol Camacho
• Equipe Executiva: Sol Camacho, Luiza Nadalutti, Sofia Venetucci, Luiza Souza (estagiária)
• Imagens: Acervo Instituto Bardi ou conforme indicação na imagem / Ensaio audiovisual das capas: Yghor Boy
• Apoio Equipe Instituto Bardi: Carolina Tatani, Daniel Espirula, Sofia Marchetti, Adriel Visoto / Voluntários Acervo: Diogo Horvath, Daisy Almeida
• Programação:Hous 360
• Divulgação: Compor Comunicação

Contato:
Instituto Bardi / Casa de Vidro
(11) 3744 9902
https://portal.institutobardi.org/