Tempo seco favorece o processo, mas as baixas temperaturas atrasam o tempo de secagem das tintas.

Cuidados essenciais para pintura no inverno

Um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do esquema de pintura é a umidade do ambiente. O inverno é a estação do ano caracterizada pelo clima seco e frio, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, e exige alguns cuidados. Apesar de registrar períodos de chuva menores, reduzindo a umidade do ar – o que é favorável à aplicação da tinta -, o frio retarda a secagem dos produtos.

A performance de cada tipo de tinta depende das condições ideais de temperatura e umidade, por isso, é preciso ter atenção a alguns fatores. “A primeira dica é escolher dias com temperaturas mais amenas para a pintura. A recomendação, em geral, é que a temperatura não esteja abaixo de 10º C ou acima de 40º C”, destaca José Alves Cintrão Neto, consultor técnico da Solventex.

O especialista reforça que as tintas apresentam melhor desempenho, em relação à cobertura e rendimento, em condições médias de umidade. “O ideal para o trabalho são os dias mais secos. A recomendação é evitar a pintura com umidade relativa do ar superior a 85%. Além da umidade e temperatura, seja em ambiente interno ou externo, o tempo de secagem da tinta depende do número de demãos aplicadas, então a indicação é sempre seguir as orientações do fabricante.”

Estruturas metálicas
Além dessas recomendações, para pintura de estruturas metálicas, é fundamental fazer uma boa preparação do substrato, com lixamento e limpeza, garantindo a aderência do produto e a qualidade do acabamento. “Em caso de superfícies enferrujadas, temos a Linha Convertedora de Ferrugem, que oferece mais praticidade e eficiência para combater a corrosão e manter estruturas metálicas protegidas”, comenta Cintrão.

O Primer Convertedor de Ferrugem tem dupla função, agindo para interromper a corrosão e formando um fundo anticorrosivo, por isso, não é necessário eliminar a ferrugem por completo, antes de sua aplicação. Esse produto proporciona alta cobertura e é elaborado com resina alquídica modificada e aditivos especiais convertedores que transformam a ferrugem em um resistente fundo.

Com tripla função, o Esmalte Convertedor de Ferrugem interrompe a corrosão, forma um fundo anticorrosivo e ainda proporciona acabamento. Essa tinta conta com ótimo rendimento e secagem rápida. Tanto para utilização do primer como do esmalte, se a estrutura apresentar um grau mais agressivo de corrosão, onde há partes soltas de ferrugem, é preciso eliminá-los antes da aplicação do produto.

A Solventex ainda conta com uma gama completa de primers e esmaltes, incluindo poliuretano e epóxi, em um portfólio com mais de 30 itens distribuídos em duas linhas – Industrial e Industrial Especial. São soluções voltadas para os mais diversos segmentos, como indústria e manutenção de máquinas agrícolas, serralherias, usinas, estruturas metálicas, esquadrias de metal, caldeirarias, contêineres, reservatórios de água potável, plataformas elevatórias e pisos de alto fluxo e tráfego.

Serviço
Solventex Tintas
tel.: 0800 55 9088
solventex.com.br