Modelos de ralos que aliam funcionalidade facilitam não só o escoamento, como evitam o entupimento da caixa sifonada. Ralos lineares e com grade retentora podem ser utilizados com tampas de inox ou cobertos com o próprio piso

Muitas vezes é somente na reta final da obra que vem à mente aquela dúvida: qual tipo de ralo devo usar no meu banheiro? Se antes a resposta se limitava ao modelo tradicional e de plástico, hoje as diversas opções disponíveis no mercado confundem a escolha. E optar pelo produto que melhor se encaixa à estrutura poderá fazer toda a diferença na eficiência que a peça terá.

Salmo de Souza, diretor da Ralo Linear, empresa especializada em ralos, explica algumas das questões que devem ser levadas em conta no momento da escolha do modelo. “O nosso primeiro Ralo Linear, o MultiMaster, surgiu da reclamação de um cliente da minha antiga loja de materiais de construção. Ele não queria ter que cortar o porcelanato e não encontrava nenhum ralo que acabasse com o problema. Para quem quer preservar as peças, os modelos lineares são ideais, pois são instalados em toda a extensão do Box e os pisos vêm após eles, acabando com o desperdício”, explica.

As peças sem furos nas tampas têm como ponto de escoamento as frestas laterais, que substituem o rejunte. “Além disso, as calhas dos nossos ralos lineares já contam com desnível, facilitando o trabalho de assentamento. Com isso a imprecisão no momento de calcular o posicionamento da peça é quase nula. O serviço é mais rápido e o resultado final mais eficiente. Ao contrário das peças menores com furo, o Ralo Linear tem toda a extensão como ponto de vazão, dando mais agilidade ao escoamento”, diz Souza.

Para quem busca eficiência em longo prazo, a grade retentora é um item fundamental. “Hoje essa peça é vendida separadamente e pode ser aplicada em variados modelos de ralos. Ela evita que a sujeira chegue à caixa sifonada e acaba com entupimento. Além disso, facilita a limpeza da peça”, esclarece.

Muito além de funcionalidade, Souza lembra que a empresa sempre buscou criar peças com design diferenciado, para que elas se tornassem itens essenciais na decoração. OS modelos da Linear chamados de ocultos são comercializados apenas com subtampa, projetadas especialmente para assentamento de piso. Dessa forma os ralos podem ser cobertos pelo revestimento que fica em todo o espaço ou ganharem destaque através de um mosaico de pisos.

“Se pararmos para pensar, tudo em nossa casa evolui. As lâmpadas, utensílios e os próprios revestimentos. Por que o ralo deveria continuar igual? Hoje eles se tornaram itens fundamentais não só para realizar uma tarefa meramente funcional, mas também para compor a decoração dos espaços”, finaliza o diretor.

Sobre Ralo Linear – Com sede em Blumenau (SC), a Ralo Linear chegou ao mercado da construção civil em 2010. Produtos modernos, com design diferenciado e práticos de instalar são a aposta da empresa, que mostrou ao mercado que os ralos podem fazer parte da decoração e tornar os ambientes mais bonitos, limpos e seguros. Em 2009, a Linear foi vencedora bronze na categoria Casa do IDEA/Brasil, o prêmio de design mais representativo do país. Atualmente a empresa possui representantes em todo o Brasil.

Serviço:
webSite: RaloLinear