Formas fluidas e elementos combinados, no projeto do escritório Baggio Schiavon, garantem um novo visual ao ambiente urbano

Gaudí inspira Baggio Schiavon

Fachada inspirada na arquitetura orgânica de Antoni Gaudí muda o cenário das cidades

Basta observar as fachadas dos prédios para notar a transformação das cidades nas últimas décadas. O concreto tem dado lugar a novos materiais para garantir funcionalidade, além de estética.

Em grandes centros urbanos são perceptíveis as fachadas com novos formatos, em linhas mais fluidas substituindo as retas, e combinando diferentes elementos. E muitos projetos são inspirados em obras de arte. Essa é a aposta da arquitetura moderna para transformar o visual dos empreendimentos residenciais.

Em Curitiba (PR), o La Serena Plaza España, novo edifício residencial da Construtora A.Yoshii, segue essa tendência com uma fachada inspirada na arquitetura orgânica de Antoni Gaudí, um dos precursores do movimento modernista, que revolucionou a arte do século XX.

A beleza arquitetônica do La Serena, que acaba de ser concluído, tem a assinatura da Baggio Schiavon Arquitetura e se integra à paisagem do Batel Soho, bem em frente à Praça da Espanha – um dos principais cartões-postais da região. A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, comenta que a quantidade de materiais disponíveis no mercado para a composição de fachadas é bem diferente de cinco anos atrás.

“Temos recursos hoje que permitem desenhos mais arrojados, com curvas e abas. A gama de materiais aumentou muito, trazendo dinâmica para a construção de fachadas. Em nossos projetos, seguimos bastante a tendência de combinar elementos que remetem ao concreto, como pedras brutas, polidas, e a biofilia, com a utilização de plantas. Além de beleza, a fachada verde confere maior conforto térmico”, afirma.

Entre os principais materiais, o engenheiro e gerente de projetos da A.Yoshii, Eduardo Ueda, destaca os revestimentos argamassados, texturas acrílicas, vidros, pastilhas e brises de alumínio, que “filtram” a incidência solar e têm função estética. “A ideia é sempre criar uma composição uniforme e harmônica entre os elementos. Fazer uma fachada bonita, moderna e atemporal é um grande desafio”, diz.

De acordo com o engenheiro, nos empreendimentos com mais de 30 andares, as fachadas têm cores sóbrias e linhas modernas, como o Le Rêve, em Campinas (SP) e o Landscape, em Maringá (PR).

Contatos:
Baggio Schiavon Arquitetura
(41) 3013-1102 / (41) 988-611-989
https://bsa.com.br

A.Yoshii
(43) 3371-1000
https://www.ayoshii.com.br/pt-br

______________________