[Mercado] Industrialização em construção no Brasil não é tão usada quanto poderia

Baixa industrialização na construção

Danilo Lorenceto

Apesar da industrialização na construção civil ser tendência mundial nos canteiros e se mostrar muito mais proveitosa em relação a produtividade, agilidade, sustentabilidade, qualidade e economia quando comparada ao sistema tradicional de construção, ela ainda não é tão utilizada no país quanto poderia.

Segundo o consultor técnico e de gestão de projetos de construção civil, Danilo Lorenceto, isso acontece por conta da cultura e da falta de investimento em gestão:” Não é só a industrialização que traz melhorias de performance e de resultado, precisa ter uma mudança na mentalidade do líder, ele começar enxergar que mudar é preciso, investir em uma melhor gestão, e aí sim utilizar a industrialização em função disso”, ressalta.

“Temos uma cultura em que as pequenas e médias empresas não investem em gestão, acham caro e aprendem fazendo. Elas precisam entender melhor seu negócio, tanto do ponto de vista estratégico, quanto do tático e operacional”, acrescenta o consultor.

Toda a cadeia de suprimentos para construção civil, é considerada mais segura por ser produzida industrialmente, seguindo normas técnicas que garantem alto padrão de conformidade, qualidade e confiabilidade, critérios indispensáveis na construção civil. Também otimizam os processos e tempo da obra, facilitando o planejamento da empreitada.

Para Lorenceto, o jeito enxuto de pensar da industrialização – pensar em tudo antes e de uma forma simples e clara – melhora a efetividade do resultado: “É por isso que a industrialização é mais fácil de controlar. Simplificando os processos diminuímos as chances de saírem errados e tão manufaturados”, afirma.

Os produtos também tem um aspecto sustentável, pois reduzem os entulhos nos canteiros, além de serem utilizados muitos materiais reaproveitáveis e renováveis, como madeira de reflorestamento. Lorenceto explica que no sistema construtivo parede de concreto, por exemplo, é possível reduzir para apenas 30% a quantidade de entulho em comparação ao sistema tradicional.

A industrialização na construção civil se mostra como solução extremamente interessante, mas pouco explorada, que pode tornar as empresas do setor mais competitivas, reduzindo os custos finais de uma obra com a vantagem ainda de ser um modelo ambientalmente responsável.

Danilo Lorenceto é especialista em Paredes de Concreto Moldadas Inloco, Consultor técnico e de Gestão de Projetos de Construção Civil em todo território nacional.

Contato:
Danilo Lorenceto
(11) 946-024-819
https://www.danilolorenceto.com.br/