Há mais de 26 anos, o grupo Altenburg atua no mercado de não tecidos técnicos com a marca Ecofiber, empresa referência na fabricação de mantas de poliéster.

Altenburg sustentável

“No mercado da construção civil a Ecofiber é referência com suas soluções de conforto térmico e acústico com lã de PET, trazendo índices de resultados superiores aos estabelecidos em normas técnicas. Também somos a única empresa do segmento de Lã de Pet reconhecida pelo certificado do PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat”, destaca Eduardo Volkart da Rosa, Gerente da Unidade Ecofiber.

O não tecido técnico também conhecido como manta de poliéster ou lã de PET é 100% reciclável e boa parte de seus insumos é de origem reciclada da garrafa PET que todos conhecemos. O material é formado por um véu de fibras de poliéster, disposto em camadas e consolidado em um forno de até 4 metros de largura. Possuem inúmeras características que podem ser ajustadas para diferentes necessidades, como densidade ou gramatura, largura, espessura, rigidez ou maciez, resistência, etc. Sua fabricação é totalmente automatizada e sem qualquer uso de água. “A lã de PET é um produto inovador e sustentável, largamente utilizada em países desenvolvidos por sua reciclabilidade e facilidade de manuseio”, completa Eduardo.

Os produtos Ecofiber apresentam um leque de opções para diversas aplicações. Para a construção civil são utilizados em isolamentos acústicos para o sistema construtivo de drywall, steel frame e wood frame; em forros modulares para ambientes comerciais e corporativas; em painéis para tratamento acústico e térmico para ambientes como auditórios, salas de aula e igrejas, geradores; e mantas para isolamento acústico de ruído de impacto aplicadas abaixo do contra piso de empreendimentos imobiliários; entre outros usos. Já no mercado moveleiro e têxtil, as mantas a Ecofiber proporcionam mais conforto, suavidade ao toque e melhor acabamento em estofados, poltronas e colchões, além de comercializar fibras para enchimentos de travesseiros, almofadas, pelúcias, entre outros.

Hoje a Ecofiber distribui para o mercado mais de 200 toneladas de lã de PET por mês, abastecendo todo o Brasil e exportando para países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia e Chile. “Registramos 38% de crescimento em 2020 em comparação com o mesmo período de 2019 e, com novos investimentos e a ampliação do parque fabril, a expectativa é de dobrar o faturamento e a capacidade produtiva da Ecofiber no médio prazo”, pontua Eduardo.

“Além dos diferenciais de mercado e de produtos 100% sustentáveis, a consolidação e os investimentos em tecnologia de última geração garantem à Ecofiber o reconhecimento por sua eficiência, oferecendo assim soluções para os mercados de arquitetura e construção civil, moveleiro e têxtil trazendo muito mais conforto e proteção aos seus clientes”, finaliza Eduardo.

Sobre a Altenburg:
A empresa familiar catarinense está perto de completar 100 anos de atuação no mercado e é uma das maiores indústrias têxteis do país. Atualmente é a maior produtora de travesseiros da América Latina, gera cerca de 1,7 mil empregos diretos, em três plantas no Brasil e uma no Paraguai, estando presente em mais de 7 mil pontos de venda. A Altenburg mantém um sólido compromisso com o consumidor, com foco em design, conforto e qualidade, levando mais de 1,2 milhões de produtos às casas dos brasileiros e de toda a América Latina. Também comercializa seus produtos em 13 lojas próprias e no e-commerce www.altenburg.com.br.

Serviço:
Ecofiber
tel.:  47 2123-1483  47 3331-1561
ecofiber.ind.br
@ecofiber_oficial