Lançamento de livro e exposição sobre a obra de design de Ruy Ohtake no Instituto Tomie Ohtake acontecem no mesmo período em que o arquiteto vence a maior categoria do prêmio internacional Red Dot Award 2019

Design de Ruy Ohtake no ITO

A coleção de cubas desenhada por Ruy Ohtake para a Roca, que está na exposição O Design da forma em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, foi anunciada este mês como a vencedora da categoria máxima de um dos prêmios de maior prestígio mundial no campo do design: Red Dot Award, concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha. Destacando o “brasileiríssimo” produto, o júri consagrou o design de Ruy Ohtake como best of the best, e a entrega será em julho em Essen.

No dia 26 de março, às 19h, em conversa com o arquiteto, será lançado o livro homônimo à exposição Ruy Ohtake: o design da forma, com textos de Fabio Magalhães, Marili Brandão, Priscyla Gomes e ensaio fotográfico de Ruy Teixeira (Editora Olhares, 196 páginas, R$ 95,00).

Em seu texto, Fabio Magalhães destaca que mesmo quando concebidos independentes, os objetos de Ruy Ohtake transpiram arquitetura. “A relação objeto/espaço está interligada, os objetos extravasam a si mesmos para serem compreendidos, de modo formal e conceitual, associados ao espaço”.

Para Marili Brandão Ruy Ohtake foi no Brasil um dos adeptos do chamado design total, quando arquitetos começavam a se envolver com o interior para garantir a unidade da linguagem arquitetônica, a exemplo de Charles Rennie Mackintosh, Eero Saarinem e Frank Lloyd Wright.

Por sua vez, Priscyla Gomes destaca que ao vislumbrar a sua arquitetura, o pedestre muitas vezes se surpreende pela imprevisibilidade da forma das obras de Ohtake e isso está presente em todo seu pensamento criativo. “ A inventividade formal do arquiteto, pautada pelo risco, é determinante na exploração de formas que impelem moradores e visitantes a repensar usos, a entender diferentes percursos pelo espaço”.

Já entre as atividades da mostra em cartaz no Instituto Tomie Ohtake – onde estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ruy Ohtake -, além do Laboratório de Madeira em parceria coma Oficina Lab com vagas já esgotadas, estão programados Ateliês de design de sobrevivência (atividade para famílias) em que situações inusitadas serão estímulo para construção de espaços e instrumentos de sobrevivência – dias 23 de março das 11h às 12h30 / 31 de março das 15h às 16h30 (20 vagas – inscrições pelo site www.institutotomieohtake.org.br); e A fotografia e o design da forma – com Sérgio Fernandes e Tiago Santana, membros do coletivo Afrotometria, que propõem um workshop teórico e prático sobre a diversidade das formas e como podem ser capturadas pela fotografia – dias 6 e 7 de abril, sábado, das 10h às 13h e domingo, das 14h às 17h (15 vagas, Inscrições pelo site www.institutotomieohtake.org.br)

Serviço:
Ruy Ohtake: o design da forma
Lançamento livro: dia 26 de março, às 19h – conversa com arquiteto
Preço livro: R$ 95,00
Exposição: até 14 de abril de 2019 – terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca
Programação: no site http://www.institutotomieohtake.org.br/

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros, São Paulo, SP
Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
(11) 2245-1900
http://www.institutotomieohtake.org.br/