Obra de Guto Requena “Meu Coração Bate como o Seu”, instalada na Praça da República, reforça espírito de resistência e luta da classe

Em respeito à comunidade LGBTQ+

A LGBTfobia será crime no Brasil. Na última quinta-feira (23/05), seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal votaram a favor de enquadrar a homofobia e a transfobia como crime de racismo.

Essa vitória fortalece a luta por igualdade social e direito das minorias do Brasil, uma vez que o país lidera o ranking mundial de assassinatos à comunidade (o ano de 2018 registrou 420 assassinatos de LGBT+ brasileiros). E para minimizar ou, ao menos, conscientizar as pessoas sobre casos violentos de homofobia e transfobia, iniciativas podem e devem ser tomadas.

Segundo Guto Requena, designer, arquiteto e urbanista prestigiado no Brasil, e também internacionalmente, a arquitetura e o design podem ser uma ferramenta muito importante de ativismo e para acolher essas pessoas na sociedade. “O design nos convida a pensarmos sobre igualdade e direitos humanos de maneira simples e com grande poder de propagação, pois as obras podem expressar ideias, conceitos e chamar atenção para essas questões”, destaca.

Reconhecido por seus projetos dedicados a mobiliário urbano e ao uso da tecnologia que provoca emoções, Guto projetou recentemente a instalação “Meu coração bate como o seu”, na Praça da República, região central de São Paulo, que ficará exposta até o mês de setembro. O trabalho foi feito a convite da National Geographic, que produziu uma série de TV chamada Hack the City com quatro artistas plásticos, entre os quais Guto Requena.

No interior da obra, feita em parceria com a GTM Cenografia, caixas de som tocam trechos de depoimentos de ativistas. Ao anoitecer, luzes no interior da obra pulsam no ritmo de batimentos cardíacos, transformando-a numa escultura iluminada. ‘Meu coração bate como o seu’ é composta por cilindros de aço carbono industrial, usados em obras de infraestrutura urbana. Eles foram seccionados e agrupados, num gesto que sugere união.

Para participar da obra basta enviar um depoimento para número de WhatsApp (11) 993-770-058 com até 3 minutos de duração. Alguns depoimentos serão selecionados para integrar a instalação.

Contato:
Guto Requena
(11) 3081-2974
https://gutorequena.com/