top

 

 

 

Surdi & Rosalinski - Studio Arquitetura

 

Soraya Surdi

Ligia Rosalinski


 

 

O Surdi & Rosalinski - Studio Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e interiores para residências, comércios e
corporações. Tem afinidade com o contemporâneo e dosa o luxo de forma sutil com linhas, texturas, objetos de design e arte para valorizar os ambientes.

 

55 41 3016-5437 | @ | WEB

 

 


 

Residencial
Interior

 

Apartamento | Curitiba / PR

 

 

Transformar um apartamento de 70m2 na morada perfeita para um casal com dois filhos. E mais, ter um orçamento enxuto e apenas 90 dias para deixar o lugar pronto para morar. Estes foram os desafios que a construtora Terrasse colocou para as arquitetas Soraya Surdi e Ligia Rosalinski, quando as contratou para fazer o projeto do decorado do Condomínio Chanson, em Curitiba.

Segundo as arquitetas, a situação foi perfeita para exemplificar como o planejamento torna possível garantir conforto, funcionalidade e beleza. Para atender as limitações de orçamento foi necessário fazer uma escolha criteriosa de materiais. A grande dica é aliar o resultado estético desejado sem perder a qualidade funcional. “Nesses casos um arquiteto é fundamental. Escolhas erradas que podem parecer mais econômicas em curto prazo comumente possuem maior taxa de manutenção e reposição”, alerta Soraya.

No projeto de interiores, uma das apostas do Surdi & Rosalinski - Studio Arquitetura nas áreas sociais foi a integração da cozinha com a sala para ampliar o espaço. Um carrinho de apoio se transformou em um charmoso bar. O buffet e diferentes suportes foram colocados na sala para serem usados dependendo da ocasião. Iluminação indireta para trazer conforto, texturas para gerar aconchego, cores claras para ampliar o espaço e vários pontos com brilho - laca, vidro, espelho - para trazer sofisticação.

Os quartos dos filhos foram setorizados em área para dormir, guardar e estudar. Na suíte do casal o guarda-roupas ganhou armários com diferentes profundidades para otimizar o espaço. O cômodo também ganhou uma TV para maior intimidade do casal. “São pequenos detalhes que fazem a mais diferença no resultado final”, conclui Ligia.

 

 

Fotografia: Marcelo Stammer

 


 

Residencial
Interior / Revitalização

 

casa | Morretes / PR

 

 

Com o Rio Nhundiaquara passando pelo quintal e uma vista privilegiada da Serra do Mar, a casa em Morretes no litoral do Paraná se tornou o lugar perfeito para o lazer de uma animada família curitibana. Filhos, netos e amigos são frequentemente recebidos para saborear o tradicional barreado, prato típico da região, nos fins de semanas e durante toda temporada de verão. “Com um entorno tão exuberante, um dos pontos principais desse projeto foi integrar os ambientes à paisagem”, destaca a arquiteta Soraya Surdi.

A casa originalmente construída na década de 1980 passou por uma reforma e ampliação com projeto arquitetônico e de interior assinado pelas arquitetas da Surdi & Rosalinski - Studio Arquitetura. Na revitalização a casa ganhou uma piscina com borda infinita voltada para o Rio Nhundiaquara, spa, churrasqueira, gazebo e uma nova área de serviço. As arquitetas projetaram as novos espaços de lazer abraçando a casa e a integrando ao verde do entorno.

A opção para o projeto de interior foi por um décor naturalista. Quase todo mobiliário da antiga casa foi integrado à nova decoração. Dormentes que já faziam parte da estrutura anterior e estavam em bom estado foram utilizados como moldura para as novas esquadrias de alumínio. Os tons terrosos fazem parte da paleta de cores utilizadas por fazer um link direto com a paisagem exterior. Fibras naturais, madeira e tecidos foram aplicados para completar o clima de aconchego e acolhimento. “O desejo de revitalizar a estrutura e ao mesmo tempo preservar as memórias afetivas foi um pedido dos donos da casa. Estes detalhes deram identidade e tornaram o projeto único”, finaliza a arquiteta Ligia Rosalinski.

Fotografia: Marcelo Stammer

 


 

Residencial
Interior / Reforma

 

 

Apartamento | Curitiba / PR

 

 

Ambientes decorados com as cores cinza e preta conseguem ser clássicos e contemporâneos ao mesmo tempo, criando espaços sofisticados. Foi esse o ponto de partida utilizado pelas arquitetas Soraya Surdi e Ligia Rosalinski quando receberam a solicitação de um jovem médico de Curitiba para a reforma de seu apartamento. “Adotamos um estilo clean valorizando linhas modernas e masculinas”, destaca a arquiteta Soraya Surdi.

Para suavizar o preto e o cinza presente nos móveis e tapetes foram utilizados tons claros nas paredes e no revestimento de piso. Toda esta base serviu de moldura para harmonizar as peças de linhas retas. O contraste claro e escuro criou um ambiente tranquilo que o médico desejava. Na cozinha, para complementar os elementos como a granito e o inox, foi colocada uma bancada em vidro com um charmoso painel em madeira com nichos para temperos. A ideia foi proporcionar um espaço agradável para as refeições do dia-a-dia.

Além de dar uma identidade elegante ao apartamento, as profissionais do Surdi & Rosalinski - Studio Arquitetura também precisaram otimizar os ambientes, mantendo algumas características que o morador apreciava, como a lareira. As sacadas foram integradas aos espaços internos e um quarto foi agregado à suíte que ganhou um closet. Para esconder o ar condicionado que interferia na estética do espaço, uma estante foi criada. Assim, o ambiente pode receber uma chaise lounge Le Corbusier. “Essa peça é um clássico e proporciona um clima moderno e elegante em sintonia a personalidade do morador” finaliza a arquiteta Ligia Rosalinski.

Ambientes:
• Sala de Jantar: Uma confortável mesa de jantar para receber os amigos com elegância.Quarto: As cores sóbrias também prevaleceram na suíte principal e uma charmosa Chaise Lounge Le Corbusier reforçou a identidade masculina
• Cozinha: Para complementar os elementos como a granito preto e o inox, uma bancada em vidro e um painel em madeira com nichos para temperos
• Sala: A lareira foi revestida com mármore e o espaço ganhou um confortável sofá e um móvel especial para acomodar os equipamentos de som e vídeo
• Bar e Adega: Um pequeno bar e uma adega foram criados em um nicho para atender a solicitação do morador
• Banheiro e Lavabo: As cores escuras em contraste com o branco criaram um espaço sofisticado

Fotos: Marcelo Stammer

 


 

Residencial
Interior

 

 

Salas de Jantar | Curitiba / PR

 

 

O hábito de receber os amigos em casa tem favorecido um espaço da casa que esteve em baixa, a Sala de Jantar. Durante um tempo o ambiente ficou conhecido por ser aquele lugar que só era visitado em ocasiões mais formais e com certa cerimônia. Mas as arquitetas Soraya Surdi e Ligia Rosalinski, da Surdi & Rosalinski - Studio Arquitetura, afirmam que a história mudou. “Pode ser uma pequena mesa em um cantinho da sala de estar ou um ambiente exclusivo com várias cadeiras e até bufê, todos desejam ter uma bela Sala de Jantar para receber com mais conforto”, afirma Soraya.

Aquele velho conceito da Sala de Jantar ser um cômodo em separado praticamente caiu em desuso. Hoje, ninguém quer deixar o “cozinheiro” da casa sozinho. Presenciar o momento do preparo da refeição se tornou um momento valorizado que faz parte do ritual. Então, nada mais lógico que a Sala de Jantar se integrar aos outros ambientes da casa. “Além disso, as plantas dos apartamentos e casas reduziram. Integrar sala, cozinha e até varanda, é uma solução para criar um espaço amplo para receber”, destaca Ligia.

Mesmo em uma área pequena é possível garantir uma boa mesa em modelos tradicionais ou opções como um moderno canto alemão. Um ponto importante é observar o conforto da cadeira, alertam as arquitetas. Quanto ao estilo, tudo pode ser adequado ao jeito dos moradores. ”Um belo pendente e uma iluminação especial também trazem mais charme e finalizam um projeto com sofisticação”, destacam as arquitetas.

As salas:

Projeto 01: Sala de Jantar com mesa em madeira. Os tons terrosos contribuem para o clima de aconchego e conforto.

Projeto 02: Para quem tem um pouco mais de espaço a mesa quadrada é uma opção que confere elegância ao ambiente.
Projeto 03: A mesa oval em vidro cria um clima mais moderno e o espelho ajuda a ampliar o espaço.
Projeto 04: Materiais de diferentes texturas nas cores preto e cinza conferiram sofisticação a Sala de Jantar
Projeto 05: Para ganhar espaço um moderno canto alemão, espelhos e decoração contemporânea

Fotos: Marcelo Stammer

 


 

 

 

Buscar no Portal>>

 

 

 

©Jizcom / www.arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira