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Studio Guilherme Bez

 

Guilherme Bez
 

 

O estúdio é especializado em projetos comerciais como boates/casas noturnas, restaurantes, bares/lounge, lojas e hotelaria. Com a colaboração de profissionais especializados e artistas, utiliza as últimas tecnologias em iluminação e revestimentos.

 

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Arquitetura Interiores

Comercial

 

 

 

TAJ Bar | Brasília / DF

 

 

Inspirado na cultura e gastronomia indo-asiática, o Taj Bar desembarca no Setor de Clubes Sul, em grande estilo, com uma estrutura de 1.500 metros quadrados, apresentando um conceito de estabelecimento gastronômico inovador aliado a uma arquitetura e decoração sofisticada e moderna - que resgata elementos de países como Indonésia, Japão, Índia, Laos, Tailândia e Camboja.

Ainda sobre a decoração, ela promete encantar o público, pois utiliza adereços com cores vibrantes e metalizadas, vindos diretamente da Indonésia - como Buddhas e dragões gigantes e outros elementos surpresas. A ideia é criar um clima de mistério, drama e contemplação em uma única experiência ao cliente.

Ao chegar ao Taj Brasília o público é surpreendido com a fachada second skin (segunda pele), feita com uma trama metálica dourada que abraça todo o Taj. O designer Guilherme Bez explica que os desenhos da segunda pele formam pirâmides, referenciando a escama de um dragão, elemento forte cultural presente na decoração. "É como se ele estivesse em movimento passando por toda a fachada do Taj", explica Bez. Ao mesmo tempo, as pirâmides douradas formam módulos que criam grandes triângulos como um templo sagrado e o A do nome Taj, que significam também, o progresso e a prosperidade.

A porta de entrada é toda entalhada em madeira maciça, em um trabalho bem artístico balinês. Logo em seguida pode-se ver uma fonte de água, com uma cabeça de Buddha de 2 metros de altura flutuando sobre um espelho d´água, com carpas laranjas e plantas aquáticas. Este é o boas-vindas aos clientes, emanando boas vibrações.

Ainda no piso térreo temos o Taj Sushi e o lounge bar com mesas, cadeiras e luminárias de bambu foram desenhadas exclusivamente para o estabelecimento. O acesso ao segundo andar é feito por duas escadarias iluminadas, protegidas por uma cascata de correntes. A acessibilidade aos cadeirantes é feita com plataformas elevatórias para este segundo andar, com vista panorâmica. Para os deficientes visuais, um piso tátil na entrada e o braile nas escadas facilitam a locomoção de todos na casa.

O tradicional painel de fotos com a logo do Taj, presente nas outras unidades do País, é todo feito em bambu entrelaçados, confeccionado pelo artista colombiano Juan Pablo Martinez. O grande forro piramidal sobre a entrada do segundo pavimento e do bar Taj Pharmacy, também, é todo em bambu com sete mil ripas instaladas. Uma chuva de luminárias de cobre cai sobre todo o bar, com destaque para o lighting design do profissional Leandro Gonçalves. Vale lembrar que o Taj Pharmacy foi inspirado em uma farmácia antiga e alquimia, com coquetéis inovadores e diferenciados, em uma experiência única.

Outros destaques importantes - Destaque para o grande Buddha dourado de 2,10 metros de altura que gira em 360 graus. No salão principal, encontra-se o a cabine do DJ Wings em formato de asas. Atrás dele uma parede de Buddhas iluminados compõe o ambiente. Pendentes balinesas em forma de gotas, flores e bolas caem do forro suspenso curvado. O forro se abre para o altar do Buddha mãe e seus dragões de Komodo. A arte barong fica por conta do artista André Mendes.

No salão também se localiza o bar central, com uma arte retro iluminada na sua face e no seu entorno, camarotes elevados com sofás desenhados para o Taj.

Há também um destaque nos banheiros para as cubas de pedra e madeira petrificada (referências de 25 milhões de anos) sobre o mármore retro iluminado. Sobre o paisagismo, Guilherme Bez ressalta que as áreas são interligadas, tanto externa quanto interna, e o destaque fica para uma palmeira de sete metros de altura localizada no centro das escadas de acesso ao segundo pavimento.


Ficha:
TAJ Bar
Local: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 - Asa Sul
Projeto de arquitetura e design de interiores: Studio Guilherme Bez
Lighting Design: Leandro Gonçalves
Paisagismo: Fábio Camargo
Instalações Bambu: Clorofila Studio
Arte Barong: artista André Mendes
Móveis sob medida: Pratick House
Estofados: Haffner Estofados
Construção: Altare Incorporação

Fotos: Haruo Mikami

 


 

Arquitetura Interiores

Comercial

 

Moon Nightlife | Santa Maria / RS

 

 

Localizada na cidade de Santa Maria (RS), a Moon Nightlife é o mais novo projeto assinado pelo Studio Guilherme Bez. A primeira casa noturna brasileira a possuir telhado verde apresenta ao todo mil metros quadrados.

A grande inspiração para a realização do projeto foi a própria natureza exuberante de diversas plantas e árvores, que existem no entorno da boate. Para o designer Guilherme Bez, o conceito surgiu com a proposta de que as pessoas tivessem a experiência de fazer parte de algumas situações que acontecem na natureza, mas envolvendo música e diversão. "Um conceito orgânico, sinuoso, natural é mesclado com formas geométricas hexagonais dão uma sensação de movimento e ao mesmo tempo mostra uma estrutura reforçada, poderosa", explica o designer. Além do telhado verde, toda a decoração e o piso em formato de colmeia com um desenho personalizado de mel escorrido criam uma experiência única na Moon!

Para o Guilherme Bez, o maior desafio foi criar um layout agradável para o público se divertir e ao mesmo tempo ter um fluxo confortável para as pessoas se locomoverem e, em uma necessidade de evacuações, em caso de emergências. A casa é 100% acessível para PNE, com rampas internas e externas, caixa PNE, espaço de atendimento PNE nos bares e banheiros. "Pela casa noturna ser em Santa Maria, onde aconteceu a grande tragédia da boate Kiss, todos os passos do projeto foram um desafio, pela a exigência dos bombeiros e prefeitura para ficarem bem adequados", afirma Guilherme.

Ambientes - O projeto da boate foi dividido em áreas onde cada uma possibilita uma experiência diferenciada para o público. "Temos a entrada, estacionamento próprio arborizado e iluminado para 300 carros sinalizados para cadeirantes e idosos. Uma grande área de embarque e desembarque com um pergolado e vidro saindo de dentro de um espelho d'água iluminado", ressalta Bez.

O hall de entrada possui uma grande pele de vidro com tecido (pé direito duplo) toda iluminada. Ripados de madeira para os caixas e paredes. Um túnel que conecta a entrada com a pista principal e neste espaço obra realizada pelo artista plástico Fábio Panone Lopes, no qual foi criado um grafite com milhares de borboletas de diversos tamanhos em tons azuis Estas refletem com um grande espelho no teto criando uma imersão de borboletas e pétalas infinitas. O grande destaque vai para a pista central (A Colméia) onde temos os bares, paredes e teto em formas hexagonais retro iluminadas com o visual externo da natureza através de grandes aberturas em vidros. Em duas delas existem duas cascatas de água que caem no espelho d'agua do deck externo iluminado. A passagem para o deck exteno é composta por um piso de vidro onde embaixo é água.

Outros diferenciais

• Utilizado no entretenimento noturno de Las Vegas, o sistema de Led em movimento replica no teto da Moon a forma hexagonal e percorre todas as paredes da casa. O movimento da iluminação é sincronizado com a música;
• Ambiente integra artistas e público sem divisão da casa com área vip
• Tratamento acústico gerando qualidade sonora para seus clientes, e isolamento total para os vizinhos.
• A boate utiliza 100% iluminação em led, aproveitamento de água da chuva para uso nos banheiros, sistema de ar condicionado modular e flexível que permite o estagiamento das unidades, racionalizando o consumo de energia
• 5 saídas de emergência, sistema de spinkler (chuveiros automáticos), 2 hidrantes, detecção de fumaça, e central de alarme

Ficha - A Moon foi projetada pelo Studio Guilherme Bez, reconhecido internacionalmente pelos seus projetos inovadores. Além do Studio, a execução do projeto contou com a participação do escritório local da arquiteta Mariele Brisola, do engenheiro acústico Leonardo Arzeno, e iluminação desenvolvida pelo lighting designer Leandro Gonçalves.

Fotos: Marcelo Brum

 

 


 

 

 

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