top

 

 

Home Arqbrasil

 

• Estúdio Módulo / SP

Home Arqbrasil

 

Guilherme Bravin

Marcus Vinicius Damon

 

 

 

 

O Estúdio Módulo é um coletivo voltado para a produção de arquitetura, design de interiores, desenho urbano e design gráfico dirigido por Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon.

 

55 (11) 942-752-900  | @ | WEB | @estudiomodulo

 


 

 

 

 

 

Arquitetura
 Interiores

Institucional

 

Sede AEAS | Sorocaba / SP

 

 

 

 

O Estúdio Módulo de Arquitetura, liderado pelos arquitetos Marcus Vinicius Damon e Guilherme Bravin, venceu o concurso para a nova sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS).

O desenho proposto pretende equilibrar a sensação da escala monumental, da escala urbana e da escala humana. O partido arquitetônico para a Nova Sede do AEAS busca traduzir a missão da instituição de desenvolver e difundir conhecimento científico. A obra pretende ser um local para experiências técnicas e de materialidades, de modo a ser ela mesma a exposição permanente das soluções estudadas e aplicadas.

A implantação considera a construção em fases. O Edifício Sede será implantado paralelamente à avenida. Dessa forma, a via pública sempre terá a percepção da condição plena do complexo, mesmo sem a finalização do auditório e da torre, que ocuparão o miolo da quadra. A escala do pedestre é respeitada através da composição dos volumes e do posicionamento do bloco horizontal voltado para a avenida e do bloco vertical recuado, sem agredir a escala pública.

A Sede é organizada em três etapas: barra, esplanada e base. A barra, em estrutura metálica apoiada em pilares de concreto, flutua sobre o espelho d'água e organiza de forma racional os ambientes de trabalho.

 

Na cota da cidade, a esplanada busca o visitante desde a calçada para um caminhar linear e direto, sem deixar de lado as sensações promovidas pelo percurso, que corta o espelho d'água e oferece visuais generosas. A vista para a cidade e para o Morro Ipanema se mantém pública. A base, em concreto, acolhe ambientes mais fechados, mas sempre articulados por pátios e vazios.

O átrio central articula as circulações. A partir do térreo, o visitante nota os programas dos níveis inferiores e superiores. Externamente, a barra se fecha em painéis de vidro e tem como proteção solar uma tela tensionada composta por poliéster e PVC, material que remete à história de Sorocaba como polo da indústria têxtil.

Ficha:
Sede da AEAS - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba
Projeto
Estúdio Módulo de Arquitetura
[autores] - Marcus Vinicius Damon (arquiteto responsável) e Guilherme Bravin.
[colaboradores] - Andressa Diniz, Erica Tomasoni, Lucas Zabeu Cunha, Vitoria Hassuani.
[local] - Sorocaba, SP
[Mês/Ano] - Maio - Junho, 2019

 

 


 

 

 

 

 

 

Buscar no Portal>>

 

 

©Jizcom / https://arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira