Entre os dias 23 e 26 de outubro ocorrerá no Rio de Janeiro o seminário Porto Maravilha 10 anos: passado, presente e futuro da zona portuária

23 a 26/10 – Porto Maravilha 10 anos

O objetivo do evento é debater criticamente as transformações e os rumos deste espaço emblemático da cidade do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no prédio que abriga o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab). Para além de um encontro estritamente acadêmico, a organização do evento propõe um momento de celebração das ricas manifestações culturais da zona portuária, através de exposições de arte visual e apresentações de grupos musicais locais.

A mostra Muitos Portos pretende expor propostas no campo da arquitetura e urbanismo, do design e das artes concebidas por estudantes e profissionais de diferentes áreas. O evento contempla também um seminário multidisciplinar de caráter acadêmico formado por mesas redondas compostas por alunos, professores e pesquisadores que realizam estudos sobre a zona portuária.

O Observatório das Metrópoles participará do evento através da apresentação da pesquisa Os Cortiços na Área Central do Rio de Janeiro: Invisibilidade, Heterogeneidade e Vulnerabilidade, no dia 24 de outubro (quinta-feira), às 16:00.

Outra atividade é a mesa redonda “Porto Maravilha: neoliberalização, conflitos e insurgências” que contará com a participação dos pesquisadores do Observatório das Metrópoles, Mariana Werneck, Orlando Santos Junior e Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. Completam a mesa Tainá de Paula (BrCidades), Marcelo Edmundo (Central de Movimentos Populares) e João Roberto Lopes Pinto (Unirio, PUC-Rio, Mais Democracia). A mesa ocorrerá no dia 23 de outubro (quarta-feira), às 13:30.

Local do evento
Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab)
Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, Rio de Janeiro
(a poucos metros da Estação Harmonia do VLT)

Página do evento

Contato:
https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/