Etel restaura quatro Poltronas Altas Memorial, de Oscar Niemeyer, danificadas no incêndio do auditório Simón Bolívar em 2013

Etel restaura Niemeyer

Parceira oficial licenciada pela Fundação Oscar Niemeyer na reedição do mobiliário assinado por Oscar Niemeyer, ETEL doa restauro de poltronas seguindo uma metodologia fiel ao design original das peças

Uma edição especial da celebrada Poltrona Alta, de Oscar Niemeyer, foi criada especialmente para o Memorial da América Latina na década de 1970. A versão possui um encosto diferente da tradicional e foi posicionada em frente à obra do artista brasileiro Victor Arruda, no foyer do auditório Simón Bolívar.

Em 2013, um incêndio no auditório destruiu parte da coleção pública e do espaço, incluindo as quatro Poltronas Altas. A ETEL, parceira oficial da Fundação Oscar Niemeyer, se propôs a recuperar as poltronas que tiveram a madeira totalmente perdida. O trabalho de restauro seguiu fielmente o modelo original.

Segundo Lissa Carmona, curadora da ETEL, “a empresa tem o compromisso de preservar a memória do design brasileiro, e as poltronas do Oscar Niemeyer são objetos importantes dessa história. A doação das cadeiras à Fundação reafirmam nosso propósito”.

As poltronas voltaram para o Simón Bolívar no dia 20 de setembro, na cerimônia de entrega no auditório.

Contato:
Etel
(11) 3064-1266
http://etel.design/

Fundação Oscar Niemeyer
(21) 2509-1844
http://www.niemeyer.org.br/