Abertura Ciclo Mutações: Totalitarismo sem Mito com Marilena Chauí e mediação de Francisco Alambert

01/10 – Marilena Chauí Totalitarismo sem Mito

Abertura das conferências do ciclo “Mutações” no Sesc Avenida Paulista com Marilena Chauí. Palestra “Totalitarismo sem Mito” com mediação de Francisco Alambert. Projeto sob curadoria e concepção de Adauto Novaes. Realização Sesc São Paulo e Artepensamento. Apoio do Institut Français du Brésil.

No dia 1º de outubro, terça-feira, às 19h30, o Sesc Avenida Paulista recebe a abertura do novo ciclo de conferências da série “Mutações”. A mestra e doutora em filosofia pela Universidade de São Paulo, Marilena Chauí, realiza a palestra “Totalitarismo sem Mito” com mediação de Francisco Alambert. O projeto tem continuidade no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc até o dia 14 de novembro, realizado pelo Sesc São Paulo e da Artepensamento, com a curadoria e concepção de Adauto Novaes, apoio do Institut Français du Brésil e é reconhecido como Extensão universitária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Ainda sob a tempestade” é o título do ciclo que busca analisar as formas do neoliberalismo autoritário que surge em várias partes do mundo. Participam filósofos do Brasil e da França, entre eles Marilena Chauí, Grégoire Chamayou, Vladimir Safatle, Éric Fassin, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Renato Janine Ribeiro, Newton Bignotto e outros.

Muitos temas serão tratados no ciclo. Além do grande avanço da tecnociência, que homogeiniza tudo – valores, gosto, ausência de pensamento etc. –, os conferencistas discutem a ideia de neofascismo não como regime, mas como movimento, “menos uma rejeição unilateral da modernidade e mais uma reação violenta a uma dimensão da modernidade: aquela que se caracteriza pelas promessas de liberdade, igualdade e emancipação das Luzes” (Michaël Foessel).

Marilena Chauí, mestra e doutora em filosofia pela USP, onde foi professora titular. Ministrou cursos de pós-graduação nas universidades de Paris, Pisa e Bolonha (Itália), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Stanford e Columbia (USA) e King’s College (Londres). Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII, pela Universidade Nacional de Córdoba e pela UFS. Autora de diversos livros e artigos sobre filosofia, história e ciências sociais.

Francisco Alambert, Doutor em História Social pela USP, onde é professor no Departamento de História. Foi conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

Serviço:
MUTAÇÕES | Totalitarismo sem Mito – Com Marilena Chauí
Mediação: Francisco Alambert
Palestra de abertura do novo ciclo de conferências da série “Mutações”. “Ainda sob a tempestade” traz como analise as formas do neoliberalismo autoritário que surge em várias partes do mundo.
Curadoria e Concepção: Adauto Novaes.
Realização: Sesc São Paulo e Artepensamento.
Apoio: Institut Français du Brésil.

Quando: Dia 1º de outubro de 2019. Ter., 19h30 às 21h30.
Classificação: 16 anos.
Local: Praça – Térreo.
Ingressos: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena).
Vendas a partir de 24/9 pelo Portal e a partir de 25/9, às 17h30, nas bilheterias das unidades Sesc SP.

SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
 sescsp.org.br/avenidapaulista