Sistema VERIFI In-transit, é desenvolvido com recurso de Internet das Coisas (IoT), para transformar os processos e as operações da indústria do concreto

Gestão inteligente do concreto

A GCP Applied Technologies, empresa líder no Brasil e na América Latina no fornecimento de aditivos químicos para concreto e cimento, apresentará na Concrete Show 2019 o VERIFI In-transit, uma tecnologia baseada na IoT que gerencia, monitora e ajusta o concreto durante o transporte.

Quando falamos de IoT (Internet das coisas) logo pensamos em segurança e confiabilidade. Por isso, é bom lembrar que todas as informações coletadas e geradas pelo VERIFI In-transit são armazenadas em um Big Data, hospedadas na nuvem e gerenciadas pelo próprio cliente e por um analista de negócio dedicado exclusivamente para cada cliente. Além disso, todos os dados e informações são protegidos por um contrato de confidencialidade”, garante o Diretor Comercial na América Latina, Rodrigo Lamarca.

A plataforma utiliza sensores instalados no caminhão betoneira que medem, gerenciam e registram as propriedades do concreto no estado fresco. O servidor na nuvem permite que os clientes fiquem conectados em tempo real e recebam dados e relatórios gerenciais que permitem a tomada de decisões gerenciais e estratégicas.

Essa tecnologia, inovadora no Brasil, traz muitas vantagens: a garantia que o volume comprado é realmente igual ao volume contratado; aumenta a eficiência e a produtividade da concreteira; permite cumprir prazos mais curtos; facilita a concretagem; oferece o controle das principais variáveis e reduz o tempo de ciclo da produção do concreto. “O principal diferencial dessa tecnologia é a garantia de que o concreto entregue na obra não tem nenhum tipo de alteração ao que foi contratado.

Para a empresa que comprou o concreto, a construtora, por exemplo, o VERIFI In-transit traz mais transparência nas informações, pois ele consegue acessar online e acompanhar tudo que está acontecendo com o concreto contratado. Além da garantia de entrega do volume, que é um grande desafio e preocupação para o mercado final do concreto”, explica Lamarca.

A GCP investe em inovação e no desenvolvimento de produtos cerca de 2,5% do seu faturamento global por ano. “VERIFI In-transit foi completamente repaginado e agora apresenta-se como uma solução de gestão do transporte do concreto e está disponível para a América Latina. Acreditamos que essa tecnologia é o último elo que faltava para a plena profissionalização no processo de produção e transporte do concreto”, afirma o Diretor.

O VERIFI está ativo em mais de 3 mil caminhões na América do Norte, Ásia e Europa. “Aqui no Brasil, temos um mercado mais conservador, mas com muito potencial. Acreditamos, inclusive, que em breve iniciará um movimento por parte dos consumidores finais, cada vez mais exigentes, que terão conhecimento para solicitar que suas obras sejam mais seguras. O VERIFImede, por exemplo, a quantidade de água que foi adicionada no concreto. E quanto mais água, menor é a qualidade e maior é o risco do concreto apresentar problemas”, explica Lamarca.

No estande da empresa na Concrete Show 2019, evento que reúne toda a cadeia produtiva do cimento e do concreto, a GCP apresentará uma cidade interativa e mostrará como o VERIFI funciona. Além disso, no dia 15 de agosto, às 17h, o Líder de Marketing América Latina, Daniel Aleixo, fará uma palestra com o tema “Transformação Tecnológica na Gestão da Produção do Concreto”.

Ainda durante a feira, outras duas palestras serão feitas por profissionais da empresa: no dia 14 de agosto, às 16h o Gerente Técnico América Latina, Rogério Venâncio, falará sobre “Avanços tecnológicos para produção de concreto com alta fluidez e baixo consumo de cimento” e no dia 16 de agosto, às 16h, a Especialista de P&D América Latina, Danila Ferraz, explicará sobre “Aditivos incorporadores de ar e estabilizadores de hidratação para argamassa: fatores que afetam o comportamento reológico e cinética de hidratação”.

Serviço:
Concrete Show South America
de 14 a 16 de agosto. Dia 14, das 13h às 20h. Dias 15 e 16, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo (SP)
Estande localizado na Rua 3
https://www.concreteshow.com.br/pt

Contato:
GCP Applied Technologies
(15) 3235-4700
https://gcpat.com.br/pt-br