A Concrejato Engenharia concluiu a restauração da Villa Ferreira Lage, que integra o complexo do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora

Concrejato conclui restauro no MAPRO

A construção palaciana, com área total construída de 885 m², é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – (IEPHA/MG) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac).

A Concrejato foi a responsável pela decapagem, obturação, nivelamento e reintegração cromática de mais três paredes do torreão, além do restauro da boiserie, que é um revestimento de madeira localizado acima do rodapé da Sala de Jantar. Na área da escadaria, realizou o tratamento das trincas e fissuras, emassamento e pintura do forro e douramento dos frisos e florão, totalizando 415,87 m², somados a recomposição de partes faltantes da escada para após ser executado o nivelamento e acabamento final.

Com um trabalho minucioso, a restauração contou com o desafio da reprodução dos papéis de parede da Sala de Visitas. João Mamede, Engenheiro Civil da Concrejato, explica que a recuperação foi executada com pintura artística feita a mão, buscando chegar ao mais próximo possível dos modelos originais existentes na sala com a utilização de três tipos de papéis diferentes. Além disso, diversos testes e estudos foram realizados para chegar a reintegração cromática das paredes de uma das salas, que sofreu diversas intervenções no decorrer do tempo.

Gerente de Obras da Concrejato, Janaina Genaro explica a importância em restabelecer a ambiência arquitetônica do espaço. “Usamos técnicas que garantiram a menor intervenção possível, já que toda ação de restauro poderia gerar muitos imprevistos”, destacou.

Com a conclusão da última etapa da obra em dezembro, 100% da restauração da Sala de Visita, Sala de Jantar, Sala 01 e Sala de Música e torreão foram entregues, finalizando as obras de restauro artístico da Villa após seis meses de trabalho.

Contatos:
Concrejato Engenharia
(21) 3147-4200 / (11) 4550-6301
http://www.concrejato.com.br/

MAPRO – Museu Mariano Procópio
(32) 3690-2200
https://www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/mapro/