O Coletivo 462 é formado por designers com atividades paralelas em diversas áreas como arquitetura, design e artes

MADE 2019 consagra o Coletivo 462

Participação do Coletivo 462 na MADE 2019

O grupo tem a sua origem em 2018 a partir dos encontros na oficina de orientação de projetos coordenada pelo Gerson de Oliveira da ,Ovo. A intenção do coletivo é compartilhar experiências, discutir ideias e desenvolver projetos. As reuniões têm como objetivos a soma de conhecimento, a ampliação do repertório, e o fortalecimento da relevância no mercado.

Caio Armbrust / ATO DESIGN – Formado em Design de Produto pela Kingston University no Reino Unido, Caio possui experiência em projetos comerciais de design e participações como expositor em feiras internacionais. No Brasil, trabalhou no Jahara Studio, Studio Arthur Casas e atualmente, colabora com o escritório FGMF, atuando na equipe de design de mobiliário.

Na MADE 2019, voltou com sua marca de design de produtos, ATO, com uma linha de mesas intitulada ‘Série Breaca’.

A série explora a relação de equilíbrio e desequilíbrio de pontos de vista estrutural e formal e, com uma dose de humor, traça um paralelo com a progressão da embriaguez, onde cada peça representa um estágio gradativo: Mesa Altinha, Mesa Beba, Mesa Tonta e Mesa Chapada.

Desyree Niedo – Desyree Niedo, natural de Presidente Prudente e cuiabana de coração. Arquiteta e urbanista, especialista em design de interiores e doutoranda na FAUP (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), onde estuda Habitação. Mudou-se para São Paulo em 2015 e desde então, colabora na equipe de interiores do escritório FGMF Arquitetos, no Brasil e em Portugal, onde morou em 2018 e 2019.

De volta ao Brasil para a MADE de 2019, a arquiteta apresentou as peças escultóricas da Linha Transparente.

A Linha Transparente consiste no trabalho com chapa de aço carbono de grande espessura (1cm), sendo um material bem rígido, que pela técnica da calandragem transforma-se em bases de formas fluidas. O tampo em vidro é estritamente funcional, mas devido a sua transparência, permite a visibilidade total das formas.

O tampo e as bases têm a mesma espessura para que os dois materiais, independente de suas funções, tenham força em equilíbrio.

Fernando Barcellos – Fernando Barcellos é formado em Design na Escola de Comunicação (SCC) de Amsterdam. Trabalhou em grandes agências de design e publicidade, na Holanda e no Brasil, até partir para a carreira solo no desenvolvendo de mobiliários.

Fernando cria a partir de dois pontos: a observação e o sentimento.

“A observação é a minha busca diária de ver o mundo como um espectador. São coisas que me tocam, que me impactam, não só no sentido do belo, do equilíbrio, mas também no sentido oposto, do caótico, da contravenção.

No entanto, quando crio, o meu ponto de partida é o sentimento puro. Não crio para mim, ou para o outro, crio apenas em cima deste sentimento. É no processo de desenvolvimento das peças, que a observação e a preocupação da interação do próximo com o objeto, aparece.”

Na Linha TYPO, Fernando busca a inspiração no ferro e nos tubos industriais, materiais fortes e rígidos, e subverte-os trazendo a linha fina e orgânica de uma tipografia. Aqui o ferro se transforma em quase um grafismo. As bases, ou pés, não aparecem. O ferro, antes pesado e rígido, agora fica leve, flutua.

Gabriel De La Cruz Mota / IDO – Arquiteto e Urbanista, é pós graduado e especialista em design de mobiliário. Está em São Paulo há 8 anos onde trabalha como coordenador de design, interiores e obras, no escritório FGMF Arquitetos e em paralelo tem o Studio IDO que tem como intenção desenvolver mobiliário com desenho simples, autoral e atemporal, com caráter investigativo se apoiando na expressão do material e na transparência da construção.

Na MADE 2019 a IDO esteve em 2 stands, apresentado pelo Coletivo 462 a mesa Pinot, o banquito e a luminária Lume (em parceria com o arquiteto Manoel Fonseca) e no stand do Studio IDO a linha Véu (Mesa de centro, mesas de apoio e cadeira).

Marcelo Ribas / TRÊS DESIGN – Formado em Arquitetura e Urbanismo, com passagem pela Universidade do Porto em Portugal, colabora com Isay Weinfeld Arquiteto desde 2013 no desenvolvimento de projetos em diversas escalas. Paralelamente, estuda e desenvolve trabalhos em fotografia, artes e marcenaria, e se especializou em design de mobiliário em 2016. Em 2017 inicia sua produção própria no campo do design de mobiliário e lança sua marca – Três Design – na edição de 2018 da MADE, junto ao Coletivo 462.

Na edição 2019 da MADE, lançou a Cadeira e Poltrona Perfil. As peças seguem a filosofia da marca no uso de materiais e desenho simples e inusitados ao mesmo tempo. O foco nos detalhes e no conforto trazem sofisticação ao desenho minimalista das peças.

Nydia Rocha – Nydia Rocha é mineira de São José do Goiabal. Ceramista por vocação e administradora por formação, seu primeiro contato com a argila foi, ainda criança, na olaria artesanal do avô. Em 1994, mudou-se para São Paulo e trilhou sua carreira em Recursos Humanos. Por 5 anos, frequentou o Núcleo de Arte Contemporânea, orientada por Antônio Peticov e Osmar Pinheiro. De 2015 a 2017, frequentou o Atelier de Cerâmica Célia Martins. Em 2018 abriu seu atelier e a partir daí realiza uma intensa pesquisa sobre a menor espessura e leveza em uma queima de alta temperatura.

Esse ano Nydia Rocha apresentou na MADE a mesa BATEIA, uma mesa lateral totalmente feita em porcelana e terracota e a linha PAUSA para café e chá, desenhada e impressa em 3D e trabalhada manualmente.

Contato:
Coletivo 462
coletivo462@gmail.com
https://www.instagram.com/coletivo462