Projeto do Maya HVM aproveita proximidade com Parque das Nações Indígenas e propõe conexão com a natureza para moradores

Perkins&Will assina residencial no MS

O estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will assina a arquitetura e o design de interiores do Maya HVM, novo residencial da HVM Incorporadora, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O Maya fica localizado na Av. Afonso Pena, em frente ao Parque das Nações Indígenas, com extensa área verde.

O edifício também ficará próximo a relevantes pontos culturais e de conveniência da região, como o MARCO – Museu de Arte Contemporânea do MS; e do Museu das Culturas  Dom Bosco, além do Shopping Campo Grande.

Cartão postal de Campo Grande, o Parque das Nações Indígenas, com 119 hectares de vegetação nativa e um lago, foi uma das inspirações para o projeto, cuja principal proposta é uma intensa conexão com a natureza e a sensação de morar em uma casa, mesmo em um edifício de apartamentos.

“A ideia é trazer o parque para dentro do edifício e proporcionar aos moradores uma experiência de respiro e bem-estar”, explica o arquiteto Douglas Tolaine, Diretor de Design da Perkins&Will e líder do projeto. “Aproveitamos a proximidade do parque e de sua extensa área verde para criar essa integração com o Maya, usando materiais naturais e criando ambientes surpreendentes nas áreas comuns”.

Perkins&Will assina residencial no MSO projeto tem materiais naturais como pedras e madeira combinados com o concreto aparente, além de um abundante paisagismo, assinado por Rodrigo Oliveira.

Na entrada principal, espelhos d’água fazem alusão ao parque enquanto túneis e espaços vazios proporcionam experiências acolhedoras e surpreendentes aos moradores.

“O acesso social tem contato com o nível do pedestre e conta com uma grande marquise que abrirá o prédio para o caminho até o parque. Os vazios trarão mais ventilação e iluminação natural para esse volume”, conta Douglas.

Um desafio do projeto foi a questão térmica: “Campo Grande é uma cidade em que as temperaturas elevadas prevalecem ao longo do ano, então os estudos térmicos foram cruciais para o desenvolvimento de um edifício que realmente proporcionasse conforto e qualidade de vida aos moradores. A partir desse estudo, entendemos a melhor forma de configurar os espaços internos e a torre em si dentro do terreno”, explica Tolaine.

Para driblar as altas temperaturas, os arquitetos setorizaram toda a circulação do prédio na fachada oeste da torre, que recebe o maior volume de insolação. Desta forma, a área serve como proteção para os apartamentos, que também têm brises para amenizar o calor. Com 24 pavimentos, o Maya terá uma unidade residencial de 400m² por andar.

Cada unidade conta com um grande terraço com vista eterna para o Parque das Nações Indígenas e floreiras com vegetação para colaborar na proteção contra o calor. A área de lazer complementa a conexão com o parque com a piscina localizada na parte frontal da torre, possibilitando a vista para o verde.

A decisão de empreender no mercado de alto padrão de Mato Grosso do Sul veio para suprir uma lacuna, explica o diretor executivo da HVM Incorporadora, Rodolfo Luiz Holsback. “O que nos perguntamos ao iniciar o projeto foi quanto o consumidor está disposto a captar do valor que gostaríamos de entregar. Ficamos felizes em concluir que existe um público que está ávido por consumir o que tem de melhor. É um grupo de pessoas que tem hábitos de consumo distintos, que viajam com frequência e valorizam ao máximo a experiência de viver bem. O Maya será um produto transformador”.

Uma vez com o briefing em mãos e objetivo traçado, a HVM iniciou uma pesquisa e elegeu a Perkins&Will como parceira. “Nos identificamos muito com a Perkins&Will que tem projetos icônicos no Brasil e no mundo, com muitas referências que tornam o produto final muito interessante. Já nas primeiras ideias que nos apresentara tivemos uma impressão muito positiva, era o que buscávamos”, conta Rodolfo Luiz.

Contatos:
Perkins&Will
(11) 3817-6963
https://perkinswill.com

HVM Incorporadora
(67) 3378-3400
https://www.hvm.com.br