Áreas comuns de condomínios precisam oferecer conveniência com espaços para coworking, lavanderia compartilhada, bicicletário e academia

Muito além do lazer

As áreas comuns do condomínio podem ser fatores decisórios na procura por um lugar para morar.

Hoje, além dos espaços de lazer, a exemplo da piscina, estruturas como lavanderia compartilhada, coworking, academia, bicicletário e garagem com ponto de recarga para carros elétricos se tornaram atrativos para moradores que buscam mais praticidade e conveniência sem sair de casa.

Para o engenheiro civil e CEO da Vila 11 , Ricardo Laham, é preciso acompanhar os movimentos de mudança nos hábitos e necessidades das pessoas que, cada vez mais, buscam comodidade onde moram.

“As transformações são constantes e algumas condições, como a pandemia, por exemplo, aceleram estes processos. É importante perceber não apenas o que os moradores buscam agora, mas tentar antecipar tendências com foco e atenção no que as pessoas querem, precisam e consideram justo. A companhia tem como obrigação estar atenta ao comportamento e a racionalidade de quem de fato a usufrui”, avalia Laham.

O engenheiro e CEO da Vila 11, empresa nacional que desenvolve, administra e opera residências para locação long-stay na capital, analisou os espaços comuns de condomínios que ganharam ainda mais visibilidade por oferecer conveniência e comodidade aos moradores:

Coworking – De acordo com previsões de especialistas do mercado de trabalho, o home office deve se consolidar na cultura das empresas mesmo após a pandemia. Desta forma, os coworkings se tornam indispensáveis nos condomínios com estrutura completa para quem trabalha remotamente ou deseja realizar reuniões.

“O morador não precisa se preocupar em adaptar um ambiente dentro de seu apartamento para trabalhar. O coworking atende essa necessidade, viabilizando desde internet de alta velocidade até ambientes específicos para reuniões”, comenta Laham.

Lavanderia compartilhada – Além de economizar espaço dentro dos apartamentos, a lavanderia compartilhada promove economia de água. Para Laham, outra vantagem é a manutenção que fica por conta do condomínio.

“A área de serviços em casa ocupa um espaço importante que poderia ser destinado a outros fins. Além disso, as implicações de ter em casa máquinas de lavar e secar vão além do espaço consumido, pois soma ao orçamento fixo os insumos usados, manutenções periódicas e depreciação do aparelho com o tempo. Quando o equipamento é do condomínio ou um serviço terceirizado, problema é uma preocupação a menos”, esclarece.

Academia – A rotina corrida, muitas vezes, faz com que as pessoas desistam de ir à academia. Mas se o condomínio dispõe deste espaço equipado com qualidade, pode ser um incentivo a mais ao morador por oferecer praticidade e comodidade para treinar sem sair de casa. Outra vantagem é a economia com mensalidades de academia ou planos de longo prazo, pois os custos já estão inclusos na taxa condominial.

Bicicletário – Com o uso cada vez mais frequente de meios alternativos para percorrer distâncias mais curtas, como a bicicleta, também para lazer ou prática de esporte, é comum que as pessoas procurem condomínios com bicicletários. “A estrutura hoje é obrigatória pois não é nada cômodo transportar e guardar uma bicicleta em um apartamento”, considera o CEO da Vila 11 .

Garagem com ponto de recarga para carros elétricos – Mesmo que ainda não seja comum, o uso de carros elétricos já é uma realidade mundo afora que tende a crescer conforme consciência da sociedade, evolução da tecnologia e redução de custos.

Muitos condomínios já possuem sistema de recarga à disposição dos moradores, sendo cobrados a parte ou já inclusos no valor do condomínio. “A sustentabilidade é um aspecto fundamental a ser considerado em qualquer atividade humana e iniciativa econômica”, conclui o engenheiro civil.

Contato:
Vila 11
(11) 4369-2100
https://vila11.com.br

______________________