Promovido pela Japan House São Paulo, Arq. Futuro e Pavilhão Japonês, o debate “Projetando Instituições Culturais: desafios contemporâneos” traz para seu primeiro encontro, os arquitetos Vinicius Andrade e Hiroshi Sambuichi

Projetando Instituições Culturais

Com o objetivo de apresentar a contemporaneidade do Japão, cuja arquitetura é internacionalmente reconhecida, a Japan House São Paulo, o Arq.Futuro e o Pavilhão Japonês promovem durante 2019 o ciclo de debates Projetando Instituições Culturais: desafios contemporâneos com a participação de renomados arquitetos brasileiros e japoneses. O primeiro encontro acontece no dia 02 de maio, no Pavilhão Japonês, com a participação de Vinicius Andrade e de Hiroshi Sambuichi, que visita o Brasil pela primeira vez.

Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, o ciclo – que prevê quatro encontros – abordará os desafios atuais de projetar uma instituição cultural, levando em consideração as novas possibilidades de uso deste espaço e as várias mídias, plataformas e dimensões de obras de arte contemporâneas. Em agosto já está agendado o encontro entre o brasileiro Thiago Bernardes e o japonês Tsuyoshi Tane, que terá exposição solo na Japan House São Paulo, no segundo semestre.

O ponto de partida para a criação deste ciclo é como a arquitetura responde a esses desafios cotidianos das instituições culturais, que passaram a ser locais onde as mais variadas atividades são realizadas, desde as tradicionais exposições e salvaguarda de obras, passando pelas realizações de palestras, encontros, oficinas práticas, projeções, performances, além de espaços dedicados à cafés e restaurantes. “Estas instituições exercem papel fundamental e crescente como centro de convivência. A versatilidade desses locais deve ser considerada desde o momento de criação do projeto arquitetônico”, comenta Natasha, curadora do ciclo.

O questionamento “Quais as premissas e desafios de projetar essas instituições nos dias de hoje? E qual o papel do arquiteto nesse trabalho multidisciplinar?” norteia este ciclo para debater tais questões e expor propostas, criando assim um paralelo e contribuindo para a reflexão sobre o assunto.

Os participantes:

Hiroshi Sambuichi – Nascido na região de Setouchi em 1968, fundou o escritório Sambuichi Architects em Hiroshima depois de se formar pela Universidade de Ciências de Tóquio. Atualmente é professor adjunto na Royal Danish Academy of Fine Arts. É responsável por projetos como Pavilion “The Water” (Cisternerne in Denmark), Hiroshima Orizuru Tower e Naoshima Hall.

Vinícius Andrade – Sócio-fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, assina, entre outros projetos, a nova sede do Instituto Moreira Salles São Paulo. Professor da Escola da Cidade, é também coordenador do curso executivo Inovação Urbana: novas formas de fazer cidade desenvolvido pelo Insper e Arq.Futuro.

Serviço:
Projetando Instituições Culturais: desafios contemporâneos
Vinicius Andrade e Hiroshi Sambuichi
Mediação: Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro
Quando: 02 de maio, às 14h30
Onde: Pavilhão Japonês – Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portão 10 para pedestres ou portão 3 para estacionamento – com uso de cartão zona azul)
Inscrições aqui
Vagas limitadas

Contatos:
Arq. Futuro
(11) 3089-8855
https://arqfuturo.com.br/

Japan House São Paulo
(11) 3090-8900
https://www.japanhouse.jp/saopaulo/