Sem poder integrar os ambientes, arquiteta Ana Johns abusa de soluções criativas e acessíveis para atender às necessidades dos clientes e não estourar o orçamento

Ana Johns criativa e funcional

Os imóveis pequenos estão se tornando comuns na construção civil. Mas no caso deste apartamento de 35m², além da pouca metragem, o imóvel conta com dois quartos e paredes de alvenaria estrutural, o que não permite a integração dos espaços.

Este desafio foi entregue nas mãos da arquiteta Ana Johns, à frente do escritório Ana Johns Arquitetura, que com móveis planejados e um projeto bem estruturado, conseguiu atender todas às necessidades dos clientes: de mesa de jantar para quatro pessoas, sala de TV a diversas soluções de armazenamento, deixando o ambiente bonito e funcional.

Por ser um imóvel de alvenaria estrutural, não foi possível fazer alterações em sua estrutura, então somente alguns detalhes em relação aos revestimentos da cozinha e do banheiro foram mudados. Desta forma, o diferencial do projeto ficou realmente no mobiliário sob medida e na iluminação.

Ana Johns compacta e funcional

“Na sala e na cozinha, utilizamos gesso para deixar os ambientes mais aconchegantes e funcionais”, diz a arquiteta. Além disso, todas as cores usadas são em tons claros, e Ana também utilizou espelhos nos móveis e na decoração. Esses detalhes trazem a sensação de um ambiente mais amplo e leve.

A parte social da casa ficou ideal para receber amigos e familiares. “Os clientes faziam questão de ter uma mesa para, pelo menos, quatro pessoas”, diz Ana, que optou por montar um canto alemão como forma de poupar espaço.

O banco faz também a divisa entre a cozinha e a sala de estar, mas, ao mesmo tempo, mantém o ambiente integrado e aberto, permitindo por exemplo, que a pessoa cozinhe e interaja com os convidados na sala. Além disso, o espaço da sala também conta com um sofá.

Os clientes, a princípio, queriam usar o segundo quarto como escritório, porém, como a área da sala é pequena, eles resolveram usar o cômodo como uma sala de TV. Entretanto, por conta da pandemia, o casal precisou migrar para o sistema de trabalho em home office e surgiu a necessidade de criar um espaço para esta função em casa.

“Tivemos que fazer algumas alterações no projeto para que eles conseguissem trabalhar em casa de forma confortável e sem atrapalhar um ao outro”, conta Ana.

Dessa forma, Ana incluiu um pequeno home office neste segundo quarto, e deixou o ambiente versátil, com um sofá confortável e uma mesa que eles podem usar para trabalhar. Outra solução para atender à essa necessidade, foi usar a mesa de cabeceira do quarto de casal como um home office também.

Agora eles têm a opção de trabalhar em dois lugares, na sala de TV ou no quarto. “Assim como em todos os projetos, as soluções para os ambientes estão diretamente relacionadas às necessidades dos clientes para aquele espaço”, afirma a arquiteta.

Como o ambiente do quarto não é muito grande, Ana optou por fazer os armários acima da cama, de forma que esta pudesse ser maior e mais confortável.

Ana reforça que, com um projeto bem pensado, é possível utilizar os ambientes da melhor forma, e que não é preciso gastar muito para ter uma casa confortável com a sua cara.

“Nem as limitações do ambiente, como a alvenaria estrutural, impediram que fizéssemos um ambiente aconchegante e do jeito que os clientes imaginavam. Realmente adaptamos a casa para as necessidades do casal, tendo cada ambiente com a sua particularidade”, finaliza Ana.

Contato:
Ana Johns Arquitetura
(41) 996-778-335 / 991-514-775
https://www.anajohnsarquitetura.com.br/

_____________________