Com participação de acadêmicos da USP e da Universidade de Lyon (UDL), na França, encontro com transmissão pela internet pretende propor novas relações entre os processos de verticalização e o ambiente urbano; inscrições são gratuitas

05/04 – Verticalização das cidades em simpósio

Pesquisadores debatem se verticalização das cidades é inclusiva

A partir do dia 5 de abril, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, promoverá o Simpósio Internacional Highrise, que propõe um debate entre os processos de verticalização e a produção do meio ambiente urbano, por meio de distintos olhares e tendo como referência estudos de caso.

Com a participação de pesquisadores de diferentes países e de distintas áreas relacionadas ao pensamento urbano, o simpósio, estruturado em conferências, painéis e sessões de debate, será realizado de forma remota. Todas as sessões e videoconferências serão transmitidas pelo Canal do IAU no YouTube.

O evento é um desdobramento do projeto de pesquisa binacional Highrise Living and the Inclusive City, liderado pelo IAU e pelo Institut de Recherches Géographiques da Université Lyon2, da França.

Iniciado em 2017, o projeto compreendeu quatro etapas principais: diagnóstico espaço-temporal de aspectos da verticalização no continente europeu e na América do Sul e as singularidades e questões da legislação na construção dos edifícios highrises no Brasil e na França. Duas etapas analíticas estão relacionadas aos modos de vida, representações e imaginário dos moradores dos edifícios.

Serviço:
Simpósio Internacional Highrise
IAU USP Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCOnhhig_6cNyH48gwDtaCiQ

As inscrições são gratuitas e outras informações podem ser obtidas no site do simpósio:
https://symposiumhighrise.wixsite.com/symposiumhighrise/syposium

Contatos:
IAU-USP São Carlos
(16) 3373-8769
https://www.iau.usp.br

Simpósio Internacional Highrise
https://symposiumhighrise.wixsite.com/symposiumhighrise/home

Fonte: Jornal da USP

____________________