FNA abre agenda de 2021 com live sobre danos do ruído nas cidades

25/02 – Mapa de Ruído em live FNA

A Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) abre a agenda de lives de 2021 com debate sobre o uso de mapas de ruído no controle da poluição sonora de grandes centros urbanos e sobre o seu papel na saúde física e psíquica de seus moradores.

A transmissão ocorre no dia 25 de fevereiro, às 19h, no canal do Youtube da FNA (https://www.youtube.com/watch?v=2gxoEQy67Lw). Para explicar como esse instrumento pode ser produzido e utilizado pelos profissionais que trabalham com planejamento urbano, participam da live o presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), Krisdany Cavalcante, e a arquiteta e urbanista Carolina Monteiro, que é doutora em Engenharia Acústica e representante do Brasil no comitê de acústica de edificações da ISO.

Quem mediará a conversa será o arquiteto e urbanista Cicero Alvarez, ex-presidente da FNA e membro do conselho consultivo da federação. Ele explica que os mapas de ruído podem ser importantes ferramentas dos arquitetos e urbanistas na hora de planejar as cidades visando minimizar impactos e custos tanto para quem constrói como para quem utilizará o ambiente.

Estudos da Organização Mundial da Saúde estimam que 10% da população mundial está exposta a níveis de pressão sonora que podem causar perda auditiva. A poluição sonora também pode trazer danos psíquicos.

“O ruído está ligado ao acúmulo de estresse, problemas psicológicos e cardíacos. Seus efeitos são cumulativos no organismo. É um assunto que não só a classe profissional deve compreender, mas todos nós, enquanto sociedade. Como somos agentes da construção das cidades, temos que ter consciência das possibilidades de uso dos mapas de ruído e incorporar seu uso no planejamento das cidades”, pontua.

Serviço:
Live Mapas de Ruído – 25 de fevereiro, às 19h
https://www.youtube.com/watch?v=2gxoEQy67Lw

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 983-611-145
http://www.fna.org.br/

______________________