“Projetando Cozinhas: do sonho ao design” de Miriam Gurgel, pela Editora Senac São Paulo, contribui para profissionais e estudantes aliarem a criatividade e praticidade nesse ambiente essencial da casa

Miriam Gurgel na cozinha

Durante o período pandêmico, houve um aumento considerável de reformas dentro de casa. Segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) teve crescimento de 37,5% no faturamento de materiais de construção. Com os moradores mais tempo em casa, a relação com o lar foi ressignificada e houve a necessidade de ter ambientes confortáveis e funcionais.

A cozinha foi uma das áreas que ganhou destaque na reforma, pois as refeições começaram a ser feitas dentro de casa. Porém, em grande parte o espaço destinado à cozinha pode ser pequeno, tem dimensões desproporcionais, o que torna um desafio para os arquitetos e designers criarem soluções inteligentes.

Para os profissionais se adequarem às novas demandas, Miriam Gurgel lança o livro Projetando Cozinhas: do sonho ao design. A autora desenha para o leitor diferentes estilos possíveis, o que levar em conta ao escolher móveis, eletrodomésticos, materiais e acabamentos e como escolher bancadas, cadeiras, ilhas, tampos e armários.

Cada vez mais, o design das cozinhas vem se tornando a criação de um ambiente que se integre às áreas sociais das residências.

“A cozinha está deixando de ser um espaço fechado, ou seja, entre quatro paredes e que é utilizado somente para cozinhar, para se transformar em um ambiente também destinado à socialização e à reunião de pessoas. Assim, além da funcionalidade e da praticidade, as cozinhas passaram a necessitar mais ainda de atmosfera, de estilo e de personalização, para que se integrem totalmente ao design das demais áreas ligadas a ela.” afirma a autora Miriam Gurgel.

No livro a autora aborda a evolução da cozinha nas diferentes culturas, também trata o papel do design e a arquitetura de interiores para garantir a funcionalidade e ergonomia do ambiente. Nos capítulos seguintes, explica as dimensões, materiais, móveis, acabamentos e para finalizar, uma parte dedicada ao planejamento e projeto para ter uma cozinha dos sonhos.

Ficha:
Projetando Cozinhas: do sonho ao design
Autora: Miriam Gurgel
Páginas: 216
Preço: R 60,00 – Comprar na Editora

Contato:
Editora Senac
(11) 2187-4450
http://www.editorasenacsp.com.br

___________________