Ao ficar mais tempo dentro de casa, a relação com esse espaço mudou e se buscou deixá-lo cada vez mais acolhedor, funcional e bonito

Renata Pisani em contato com a naturezaAmbientes claros, acabamento em madeira, pedra e fibras são as sugestões da arquiteta Renata Pisani para este ano, como reflexo do que aconteceu em 2020, devido à pandemia. Então, é perceptível uma busca maior pela natureza que resultou no desejo de trocar os apartamentos menores por casas maiores, sobrados com terraços e vista para o céu, seja para construir ou para comprar e alugar.

O consumo consciente é outro fator que ganha relevância quando o assunto é o nosso lar: “As pessoas se voltaram mais para as suas casas, e não querem mais aquilo que não agrega”, comenta Renata.

A funcionalidade e o conforto são as prioridades de quem está construindo ou reformando, e deixam para trás estilos de arquitetura mais rebuscados, cheios de detalhes, interiores com móveis embutidos e abrem espaço para a praticidade com móveis mais soltos.

Reformas e renovações de acabamentos – Para quem está pensando em reformar e mudar os acabamentos, a dica é apostar na madeira em tom claro, mais lavada, voltada para a decoração escandinava e ambientes claros.

No caso das paredes, Renata lembra que: “existe uma aposta de tendência nas cores fortes e vivas, como uma parede roxa, verde, azul que remetem a natureza e vão fazer a diferença”. E se você gosta de texturas, pode apostar as suas fichas nas pedras e nas fibras.

Contato com a natureza em apartamentos e espaços pequenos – Estar próximo da natureza é cada vez mais o grande desejo de quem vive nas grandes cidades, mas nem todos têm a oportunidade de construir ou se mudar para bairros afastados, condomínios fechados, ou casas com espaço para jardim.

Porém, ainda é possível trazer elementos naturais para dentro dos apartamentos localizados nos grandes centros ou mesmo em bairros próximos, mas que possuem ambientes menores.

A indicação nesses casos é trabalhar uma decoração clara com tons neutros, madeiras, trazer folhagens para os ambientes. Renata sugere também a aplicação da arquitetura biofílica, que possibilita o contato com a natureza pelo uso de elementos não naturais, como quadros com paisagens ou folhas de árvores, grama sintética, fibras para peças de decoração e tapetes.

Tecnologia dentro de casa – Os aparelhos digitais estão cada dia mais presentes, e alguns recursos que antes pareciam coisas de desenho animado e ficção científica se tornaram reais.

A utilização de computadores para trabalhar, smartphones para uso de aplicativos e televisões que se conectam à internet ou que projetam conteúdos vindos de outros eletrônicos, fez com que os multiplicadores de sinal wi-fi sejam algo fundamental dentro dos lares.

Renata cita também outras formas de tecnologias disponíveis no mercado, como a automação para iluminação e eletrodomésticos, mas enxerga estas possibilidades como algo menos importante do que a distribuição de sinal da internet dentro de uma casa.

Sustentabilidade e consumo consciente – Sobre as pautas sustentabilidade e consumo consciente, que a cada dia estão mais em voga, Renata afirma que é algo irreversível e devem estar cada vez mais presentes nos projetos, principalmente para a construção de casas: “em nosso escritório, entendemos que nós, profissionais de arquitetura, temos a missão de projetar casas cada vez mais auto suficientes e sustentáveis”.

Contato:
Renata Pisani
(41) 997-872-934 | (41) 3236-1157
https://www.rparquitetura.com.br/

_____________________