O artista paulistano Sanches apresenta em sua própria galeria, Garden Art Gallery, na Consolação, a partir de 28 de janeiro, e tem como base a relação entre a tipografia e a arquitetura da cidade onde nasceu

Composições de Sanches na Garden AG

Requisitado por grandes marcas e celebridades, que o convidam a participar de suas campanhas ou para decorar seus espaços, o artista plástico Sanches agora abre as portas de sua recém inaugurada galeria em São Paulo para o grande público e apreciadores da arte. Denominada Composições, a exposição tem o lettering e a arquitetura como pilares de sua fundação artística e conecta a forte representatividade tipográfica, base dos trabalhos mais conhecidos de Sanches, ao seus mais de 10 anos de pesquisa arquitetônica, até então encubada.

“Eu sempre brinquei que quem acha o centro de SP feio é porque anda olhando para o chão. Quando se olha pra cima lá está, arte. A arquitetura, a volumetria, a estética, a simetria, as cores, o céu. A busca do tema nasceu daí, ele sintetiza um olhar do meu trabalho tipográfico num horizonte que resgata uma pesquisa artística de 10 anos com a arquitetura”, comenta Sanches, que cursou arquitetura na Faculdade Belas Artes de SP.

Por isso, a exposição Composições convida o espectador a se utilizar da capacidade associativa que todos possuímos para montar sua própria interpretação através de novas materialidades, tridimensionalidade, e até à possibilidade de “escutar” a diferentes cores. A ideia é dar um sentido único e determinado pela bagagem subjetiva que acompanha cada indivíduo.

“Pablo Picasso dizia que a arte é a exclusão do desnecessário, porém acredito também que arte é fundamentalmente sobre a expansão do conhecimento. Por isso, entrego a exposição Composições, para não ser imutável, para transitar, para expandir, evoluir, desconstruir e recomeçar”, completa Sanches.

Por ser autoral, único e impossível de ser refeito, o letrismo imprime a alma do solicitante ao trabalho e foge das fontes pré-existentes no mundo digital. E é por esta e outras razões que, nos últimos anos, a pesquisa tipográfica de Sanches resultou em trabalhos que compuseram os mais diferentes cenários.

Desde a customização de um carro para o lançamento nacional da BMW, até a assinatura criativa de campanha anual da Johnnie Walker no Brasil. O artista plástico também tem obras nas casas de famosos como KondZilla, Neymar, Anitta e Steve Aoki.

Os murais e exposições na Main Street Wynwood (Miami), Dublin e Amsterdam, não são mera coincidência com o fato de Nike, Coca-Cola e Google terem assimilado o desafio do artista e contado com suas criações em diversas campanhas.

Pesquisa artística de Composições – É da inquietude com a interpretação semântica junto à relativização do sentimento que nascem os traços, cores, texturas e ornamentos característicos das obras de Sanches. Em meio a esse estudo, a desconstrução – física e emocional – das palavras se dá como única solução.

O artista busca uma releitura tipográfica em suas telas, onde a sensação é desprovida de arquétipos e etimologias, linhas que compõem as sílabas são distorcidas e conduzidas em meio a todos os outros elementos contando a história poética de sua realidade.

Nem sempre satisfeito com o resultado desta intrínseca pesquisa, Sanches carrega sua dinâmica intuitiva enxergando no questionamento externo a calmaria, externalizando seus valores expressos como estruturas sensibilizadas de seu “eu”, a enfim encontrar uma resposta ao nó emocional nascido no profundo – se é que é possível.

Sanches – Foi no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, onde Sanches cresceu. Seu primeiro desenho em tela é de 1998, aos 14 anos o artista se apaixona pela pichação e consequentemente pela tipografia. Dos 17 aos 21, dividiu seu tempo entre letras tipográficas, faculdade de arquitetura e trabalho para de 2014 em diante se dedicar 100% a sua pesquisa artística.

De lá pra cá, Sanches tem apresentado seu trabalho em exposições por São Paulo e Miami, produzindo murais em diversos países como Estados Unidos, Holanda e Irlanda, colaborado com marcas como BMW, Nike, Google e Johnnie Walker, até sua recente colaboração com a Bluegardenia, promovendo coleção limitada de peças para casa de artigos para decoração,

Desde pequeno Sanches já cria peças de artes, inclusive, na ferramentaria do avô, onde criava peças de metal quando criança. “A arte em sua forma mais pura é a extensão da alma”, finaliza o artista.

Serviço:
Artista: Sanches
Exposição: Composições
Datas: 28/01 – convidados | 29/01 a 29/02 – aberta ao público em geral
Local: Garden Art Gallery | Rua Cunha Horta, 38 – Consolação, SP
Horários: Segundas a sextas – 13h às 19h | Sábados: 11h às 18h
Valor da entrada: Entrada Gratuita

Contatos:
Garden Art Gallery
(11) 93281-8808
https://www.gardenartgallery.com.br/

Sanches Art
contact@sanchesart.com
https://www.sanchesart.com/