Caroline Sautchuk afirma que, este ano, a busca por qualidade de vida será destaque na arquitetura e na decoração

Espaço e o tempo de Caroline Sautchuk

Em 2020, a casa tornou-se um refúgio absoluto por conta da covid-19. Se no começo da quarentena, ela parecia uma prisão, logo nosso lar precisou se adaptar e foi se transformando em local de trabalho, lazer e descanso. Os efeitos do coronavírus ainda serão sentidos nos anos seguintes, especialmente nos setores de arquitetura e decoração. E como será 2021?

Para a arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk, os projetos atualmente buscam ainda mais trazer a identidade da família associada à qualidade de vida para a casa.

“Os ideais e as necessidades para o lar mudaram muito. As pessoas estão valorizando a questão da qualidade de vida dentro de casa e cobrando soluções que auxiliem essa maior experiência do tempo. A tecnologia é uma das melhores aliadas disso tudo, garantindo a praticidade e funcionalidade da casa ao mesmo tempo que estimula as atividades interpessoais e i”, explica a arquiteta.

É o caso das chamadas casas inteligentes. A tecnologia já vem sendo utilizada nas residências, mas esse processo vai se intensificar ainda mais. “Como todos estamos ficando mais dentro de nossas casas, o uso da tecnologia pode nos ajudar a tornar o lar muito mais prático”, afirma Caroline.

No mercado, podemos encontrar automações residenciais, como o uso do comando de voz para ligar e desligar eletrodomésticos, abrir e fechar portas e janelas, e até mesmo acender, apagar e alterar as luzes dos ambientes com as lâmpadas inteligentes. Esse tipo de tecnologia também ajuda a controlar água e energia.

“De maneira geral, o que as pessoas hoje valorizam mais é a forma de aproveitar o tempo, que hoje é o bem mais precioso. Quando a gente tem mais organização e planejamento, a gente tem maior aproveitamento do tempo, tanto com a família quanto com você mesmo, seu interior.

Isso automaticamente influencia os projetos. Então, essa é a tendência mais forte, não só para 2021, mas para os próximos anos.”

Outra tendência que segue firme em 2021 é o estilo ”Urban Jungle”, que consiste na procura pelo contato com a natureza em meio às grandes cidades, já que sair de casa não tem sido uma alternativa viável.

Para trazer a sensação de acolhimento e refúgio, um material indicado é a madeira. “A madeira pode estar presente em pisos, revestimentos, móveis e bancadas, já que harmoniza com diferentes estilos de decoração”, indica.

Além da  madeira, outro jeito de levar a natureza para dentro de casa é apostar em flores e plantas. “Investir em paisagismo, jardins verticais e plantas ornamentais certamente dará vida aos cômodos”, diz a designer de interiores. Ambientes que aproveitam a iluminação natural são bem ventilados e também proporcionam bem estar.

Na pandemia, a procura pelos serviços do escritório Caroline Sautchuk Interiores, que fica em Campinas (SP), cresceu sete vezes, de acordo com a própria arquiteta.

“Esse crescimento se deu muito por conta das redes sociais, principalmente do Instagram. Os clientes entram no nosso perfil, acompanham nosso trabalho e fecham com a gente. Estamos no papel de realizar sonhos e essas pessoas acabam nos encontrando para concretizar essa realização”, diz.

Passando tanto tempo em casa, as famílias estão tendo mais tempo de se reconectar, e isso reflete nos projetos de arquitetura, segundo Caroline.

“A organização dos espaços foi influenciada pela pandemia do coronavírus. Os ambientes de home office foram criados como resultado do aumento do trabalho remoto, que vai continuar em 2021, e também um novo jeito de pensar as áreas de convívio da casa, como a sala e a cozinha”, acrescenta.

Os ambientes estarão mais abertos e integrados, para garantir dinamismo para o lar. “A grande vantagem está na melhor circulação entre os espaços, porque passa a sensação de cômodos maiores. Isso permite uma melhor comunicação entre as pessoas, o que deixa a família mais reunida e próxima”, completa Caroline.

Contato:
Caroline Sautchuk Interiores
(19) 3295-1731 / 997-645-427
https://carolinesautchuk.com

_____________________