Projeto de interiores do designer Felipe de Almeida aposta no aconchego e numa elegância formal para o décor da casa

Felipe de Almeida com arte e memórias familiares

A Casa Barcas foi pensada para ser a morada de uma família ligada ao mundo da arte e que gosta de preservar objetos e memórias familiares. Dos ambientes de receber, até os cantinhos de descanso, tudo precisava ser especial e valorizar o espaço de forma harmoniosa e bela. Foi essa a ideia que norteou o projeto de interiores do designer Felipe de Almeida para esta casa de 450m2, em São Paulo.

Como a família estava crescendo e precisava de um espaço maior, as principais mudanças estruturais se deram na área frontal da casa, pois o imóvel já contava com uma boa estrutura. A casa conta com três pavimentos, sendo no andar principal a área social, salas, biblioteca e cozinha; no superior os quartos e, no inferior, a área de serviço, brinquedoteca, lazer com piscina, sauna e jardim.

Nas escolhas para os Interiores, a tarefa foi unir os objetos de família com os novos itens, além dos diversos objetos de arte. Mas o grande desafio, segundo o designer Felipe de Almeida, foi escolher as estampas e texturas que os moradores gostam na composição dos ambientes. Só na suite do casal foram utilizados mais de 25 tecidos.

Nas paredes, obras do artista Malferrari dão o tom para a decoração. Além disso, vários quadrinhos espalhados pela casa são pinturas de um livro de decoração escrito pela avó do morador, e que sua mãe acabou pintando em poesia e que, depois, virou um livro de família.

Felipe de Almeida com arte e memórias familiares / Foto Evelyn Muller “É um projeto regado a arte, com a valorização do artesanato brasileiro e que promove o aconchego e a sofisticação sem ser pretensioso”, explica Felipe de Almeida. Outros elementos que se fazem presentes são os naturais, como a palha, o sisal e o junco – na cabeceira das camas, mesas laterais, cestas e no piso, dando união ao decor para que tudo ficasse com um clima aconchegante. A suíte do casal foi decorada com tecidos em linho liso, flora, xadrez, listrado, couro e camurça.

Na porta que leva para a sacada foram colocados três tipos de cortinas – uma de linho liso e mais pesado, uma de linho bem fino e uma persiana de bambu clara e escura para valorizar o ambiente. Na sala, uma lareira à lenha ilumina o ambiente em dias frios e um jardim de inverno auxilia na ventilação cruzada. A casa conta também com sistema com placas solares e iluminação toda em led.

Outro ambiente a se destacar é a biblioteca / escritório, onde optou-se por inserir uma cor azul nas estantes levando vida ao espaço. O destaque se deu na união entre uma estante em estilo clássico e uma cor contemporânea. No piso, um tapete Kurdo (oriundo dos povos Kurdos que vivem em uma área dividida entre a Turquia, Iraque, Irã e Síria, denominada Kurdistão). “Foi um trabalho e tanto para encontrar este tapete, mas valeu a pena ver o resultado”, diz o designer.

Neste mesmo ambiente, a banqueta em Kilim antigo dá apoio aos pés e combinou com o sofá listrado todo em linho. Aqui o designer optou por não ter mesas laterais, escolhendo para compor o espaço uma mesinha feijão em madeira Radica, que imprimiu funcionalidade e autenticidade.

Ficha:
Projeto: Casa Barcas
Interiores: Felipe de Almeida – Designer de Interiores
Local: São Paulo, SP
Area: 450 m²
Fotografia: Evelyn Muller

Contato:
Felipe de Almeida Interiores
(11) 3884-0788 / 999-111-641
https://www.felipedealmeida.com.br

_______________________