Entusiasta da brasilidade no décor, a arquiteta Carina Dal Fabbro sugere elementos para deixar a casa com referências tipicamente brasileiras

Brasilidade de Carina Dal Fabbro

Projeto de Carina Dal Fabbro com a cadeira palhinha

Muitos elementos utilizados no décor são tipicamente brasileiros. Um país popularmente conhecido por sua cultura, também possui traços, cores, texturas e materiais característicos para uma decoração cheia de brasilidades.

Para a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome, a diversidade nacional inspira criatividade para objetos que podem ficar muito bem em qualquer área do lar. Por isso, separou elementos e dicas que podem ser adicionados no décor.

Brasilidade de Carina Dal Fabbro

Projetos de arquiteta Carina Dal Fabbro com cobogó cerâmico, ladrilho hidráulico e ambiente praiano

Cobogós – Muita gente não sabe, mas o Cobogó é um material 100% brasileiro. Seu nome, uma junção de sílabas dos nomes dos três engenheiros que criaram o item, Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis, sofreu algumas alterações em alguns lugares do país como combobó e combogó, até se tornar cobogó.

No passado, o item era feito de cimento, mas com sua popularização passou a ser realizado e em outros materiais como argila, vidro, cerâmica, entre outros, em diversos desenhos e cores. “Antigamente o conceito do Cobogó estava mais atrelado à possibilidade de trazer a ventilação em um imóvel.

Mas aos poucos a arquitetura de interiores descobriu sua versatilidade para separar sem perder a iluminação natural presente no cômodo ao lado, como também pela questão estética que agrega para a decoração. Eu adoro”, declara a arquiteta Carina Dal Fabbro.

Ladrilhos Hidráulicos – O ladrilho hidráulico, também conhecido como mosaico ou piso hidráulico, é um tipo de revestimento realizado à base de cimento e amplamente instalado em pisos e paredes. As técnicas de manufatura foram ensinadas à imigrantes que viviam no Brasil e foi no século XIX que as primeiras fábricas foram instaladas no Brasil.

O que poderia ser um material do passado, foi redescoberto quando o design de interiores visitaram antigas edificações do final do XIX e viram a presença do ladrilho hidráulico em varandas, cozinhas, banheiros e salas de jantar.

Os traços da Belle Époque brasileiro, que marcou o revestimento, seguem firmes no décor com desenhos inspirados na cultura de nosso país. Carina relata seu apreço por especificar o material em projetos de clientes de personalidade e sem o receio de ousar.

“O ladrilho é muito interessante, tanto em função de sua história, o modo de fabricação e as estampas coloridas que permitem diversas combinações tanto na parede, piso ou bancadas”, sugere.

Cadeira palhinha – A cadeira palhinha é um clássico no décor e, ao mesmo tempo, super atual. O efeito vazado, comumente aplicado do assento e no encosto, adequou-se ao nosso clima tropical e segue em alta por conta da valorização das peças manuais que marcam tanto a decoração brasileira.

Com origem na Índia, ela se popularizou em Viena, na Áustria, e passou a integrar versões de peças clássicas do design, como a poltrona Luís XV e chegou ao nosso país nas décadas de 1950 a 1970, ganhando traços do design nacional.

“Embora as cadeiras de palhinha em geral sejam em móveis, é possível customizar uma cadeira com palhinha de nylon, rami ou natural, por exemplo”, indica Carina.

Elementos naturais – Quando falamos de um décor inspirado no Brasil, os elementos naturais também precisam estar presentes. A lembrança da praia, o verde que remete à natureza… Tudo é válido para deixar o seu espaço mais personalizado. Para isso, a utilização de plantas e flores em ambientes interno fazem toda a diferença.

“Itens no estilo rústico, que tradicionalmente estão associados ao campo e natural, também complementam o ambiente. Para as flores, algumas espécies típicas do Brasil como orquídeas, camélias e begônias também trazem remetem a nossa cultura”, conta Carina.

Acessórios – Há outras formas que podem deixar a sua casa com um toque bem brasileiro. Cores, tecidos, estampas… Tudo é válido para deixar o seu espaço agradável e dar o toque que você deseja.

“O Brasil explora com muita criatividade objetos de decoração que ficam muito bem em qualquer espaço. A mistura de cores, principalmente do amarelo com o azul e o verde são os clássicos da brasilidade“, reflete a arquiteta.

Contato:
Carina Dal Fabbro Arquitetura
(11) 3078-8922
http://www.carinadalfabbro.com.br/

____________________