Projeto da Tucum Brasil oferece capacitação e autonomia para comunidades de diversas regiões do Brasil

Marketplace para artesãos indígenasCom o objetivo de dar continuidade ao processo de capacitação e autonomia dos povos indígenas, a Tucum Brasil lança marketplace com artesanatos, acessórios, decoração e arte. O projeto, que iniciou curadoria em 2011, apresenta nova plataforma para aproximar ainda mais os artesãos do público final.

Mantendo a mesma qualidade dos últimos anos, o marketplace conta com venda de peças produzidas por comunidades de diversas regiões do Brasil. São produtos oferecidos por mais de 30 etnias, como Kayapó e Yanomami, que vivem nas bacias dos Rios Xingu e Negro, respectivamente.

Para a novidade, a Tucum traz novo posicionamento oferecendo, além de canal aberto entre produtor e cliente, conteúdo e informação para uma experiência de compra diferenciada. A plataforma conta com acessibilidade para todos os dispositivos e frete para todo Brasil.

Sabendo da importância do artesanato para a geração de renda dos povos indígenas, a Tucum realizou curso de capacitação, preparando artesãos a comercializarem seus produtos no marketplace.

São 26 horas de curso, divididas em 5 módulos que levaram temas como noções básicas de fotografia e tratamento de imagem, etapas do processo logístico, estratégias de comunicação, social mídia e marketing digital, além de uma mentoria com experiência prática de venda online.

“A gente sempre entendeu que, para gerar autonomia, eles precisam ter conhecimento de como que essa cadeia funciona. Por isso, estamos nos planejando há três anos e começamos o desenvolvimento no início de 2020. Queremos dar espaço para que os indígenas e suas iniciativas ofereçam seus produtos diretamente para o público que a Tucum tem construído ao longo desses 8 anos”, conclui Amanda Santana, fundadora do projeto.

A Tucum Brasil, que recentemente ganhou a fase nacional do Prêmio Empreender com Impacto, do Mercado Livre, e agora disputará a competição da América Latina, desenvolveu um editorial chamado Pindorama para marcar o lançamento do marketplace.

O conceito leva esse nome para lembrar que a terra que habitamos, originalmente é indígena e era assim que o território se chamava.

O editorial tem objetivo de falar sobre a valorização da beleza originária e o empoderamento de existência indigena. Com direção criativa da Day Molina, todos os profissionais que realizaram o projeto são indígenas.

“Nós não estamos protegendo a natureza. Nós somos a natureza. E lutamos para ficar de pé. Nossas vidas importam e os nossos costumes também. Temos a liberdade de vivermos onde quisermos. E queremos a garantia de nossos direitos de existir como acreditamos ser ideal”, explicou a diretora criativa.

Ficha Técnica
Stylist e diretora criativa: Day Molina
Artista e modelo: Sallisa Rosa
Fotografia: Gustavo Paixão
Beleza: Louis Kwarahy

Contato
Tucum Brasil
(21) 996-401-710
https://www.tucumbrasil.com/

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